UMA OFICINA DE SABERES: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS TRAPEIROS DE EMAÚS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Associação dos Trapeiros de Emaús. Ensino de Sociologia. Senso comum. Educação popular.

Resumo

Compreender de que forma o ensino de Sociologia conversa com o senso comum em espaços de educação popular é a principal questão deste artigo. Os conceitos trabalhados foram: Sociologia da educação; Educação não-formal; Educação popular; ensino de Sociologia no Ensino Médio; e ciência e senso comum. As práticas analisadas estão situadas em um espaço de educação popular, a Associação dos Trapeiros de Emaús, uma Organização Não Governamental (ONG) localizada na região metropolitana do Recife, na comunidade de Linha do Tiro - Beberibe. O resultado foi a constatação de que, no empírico, é difícil diferenciar Sociologia e senso comum, o que indica que, no momento do ensino, em uma realidade da educação não-formal e que preza pelos princípios da educação popular, a Sociologia está muito relacionada à realidade e ao cotidiano das pessoas.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Benzaquen, J. F., & Neta, C. O. dos S. (2017). UMA OFICINA DE SABERES: A EXPERIÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DOS TRAPEIROS DE EMAÚS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA. Educação E (Trans)formação, 2(2), 14–28. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1659

Edição

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Artigos