CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES DO 8º ANO SOBRE O CONCEITO DE FRUTO: PONTO REFERENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Josabete Salgueiro Bezerra de carvalho Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luís Fernando M. da Silva Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Conceição Aparecida Soares Mendonça Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Ensino de botânica. Ensino fundamental. Estratégia didática.

Resumo

Para um apropriado planejamento didático encontra-se a indispensabilidade de considerar os conhecimentos acumulados pelo estudante em vivencias anteriores. O presente artigo aborda o levantamento dos conhecimentos prévios em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental. Para a avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema frutos foi feita a aplicação de um pré-teste com 10 questões sobre o tema. Os dados demostraram que os estudantes apresentam conhecimentos gerais sobre as flores e frutos. Percebe-se que os estudantes utilizaram conhecimentos construídos no cotidiano, nas interações sociais, havendo necessidade da adequação da linguagem cotidiana com a realidade científica. Vamos inserir no processo de ensino-aprendizagem mais de uma estratégia didática, haja vista que cada aluno possui um estilo próprio de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josabete Salgueiro Bezerra de carvalho, Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora de Botânca da Unidade Acadêmica de Garanhuns

Luís Fernando M. da Silva, Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluno do curso de Agronomia da UAG

Conceição Aparecida Soares Mendonça, Unidade Acadêmica de Garanhuns\Universidade Federal Rural de Pernambuco

Técnica em Educação da UAG- UFRPE

Referências

AMORIM, D. S.; MONTAGNINI, D. L.; CORREA, R. J. et al. Diversidade biológica e evolução: uma nova concepção para o ensino de Zoologia e Botânica no 2º grau. IN: CARVALHO, C. P. de. A construção do conhecimento do professor: uma experiência de parceria entre professores do ensino fundamental e médio da rede pública e a universidade. Ribeirão Preto: Holos, 2001.

ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MASRUA, M. L. A. O ensino de botânica: investigando dificuldades na prática docente. REVISTA DA SBEnBIO, n.7, p. 5409-5418, OUTUBRO, 2014.

AUSUBEL, D. P. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva (G. S. Barberán, Trad.). Barcelona: Paidós. (Obra original publicada em 2000).

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J.D., & HANESIAN, H. (1980). Psicologia educacional (2 ed., E. Nick, H. B. C. Rodrigues, L. Peotta, M.A. Fontes, & M. G. R. Maron, Trad.). Rio de Janeiro: Interamericana. (Obra original publicada em 1978).

GARCIA, M. F. F. REPENSANDO A BOTÂNICA. IN: COLETÂNEA DO 7º ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, SÃO PAULO, 2000.

MACHADO, J. C. E. Os Conhecimentos prévios dos alunos no ensino de geografia: apontamentos para a organização das aulas. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 114-125, jul./dez., 2015.

MELO, E. A. et al. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, n. 10. out. 2012.

MOREIRA, M. A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

MENDONÇA, C. A. S. O uso do mapa conceitual progressivo como recurso facilitador da aprendizagem significativa em Ciências Naturais e Biologia. Burgos, 2012. 384f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade de Burgos, Espanha, 2012.

OLIVEIRA, T; et al. Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de ciências. Educar, Curitiba, n. 34, p. 19-33, 2009.

TEXEIRA, F. M. & SOBRAL, A. C. M. B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 667-677, 2010.

VINHOLI JÚNIOR, Airton José Contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a aprendizagem de conceitos em Botânica. Acta Scientiarum. Educationm, Maringá, v. 33, n. 2, p. 281-288, 2011.

.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Bezerra de carvalho, J. S., M. da Silva, L. F., & Soares Mendonça, C. A. (2018). CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES DO 8º ANO SOBRE O CONCEITO DE FRUTO: PONTO REFERENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Educação E (Trans)formação, 3(1), 82–96. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1846

Edição

Seção

Artigos