A ARTICULAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E IDENTIDADE PESSOAL NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Amós Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco - centro acadêmico do agreste (UFPE/CAA)

Palavras-chave:

Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Leitura e Escrita. Identidade Pessoal e Autonomia.

Resumo

Este referido trabalho versa sobre as experiências advindas do projeto didático que foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Caruaru-PE, projeto este utilizado como requisito avaliativo da disciplina de estágio supervisionado na educação infantil do curso da licenciatura em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA). Neste projeto didático, objetivamos trabalhar com as crianças à articulação da leitura e escrita do próprio nome e o desenvolvimento da autonomia e identidade pessoal das mesmas, bem como possibilitar diferentes situações de leitura que envolva seus nomes, como músicas, histórias, jogos e brincadeiras. Com base na análise das observações oriundas das intervenções e das atividades produzidas pelas e com as crianças (Músicas, bingo dos nomes, autorretratos, crachás dos nomes, Mural das Identidades, etc.) ressaltamos que o objetivo geral proposto no projeto didático foi considerado contemplado ao termino das intervenções, visto que as crianças além de apresentarem maior domínio da leitura e escrita do próprio nome, também compreenderam que o nome tem uma função social para além da escola, do mesmo modo que compõe sua marca afetiva e pessoal. Em suma, é também através do estágio que o futuro pedagogo poderá desperta o interesse por um dos seus possíveis campos de atuação, permitindo assim uma reflexão que auxiliará na construção de uma prática educativa que compreende a infância como uma categoria social autônoma, analisável nas suas relações com a ação e a estrutura social, compreensão esta que introduz novas circunstâncias e condições à vida das crianças e à inserção social da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amós Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco - centro acadêmico do agreste (UFPE/CAA)

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e é membro do GEECAMPO (Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo), e do Grupo de pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente (UFPE/CAA). Desenvolvendo pesquisas acadêmicas para os referidos grupos de pesquisa e estudo, bem como para disciplinas obrigatórias.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, vol. 1. Brasília: MEC, 1998. Disponível:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso: Abril de 2017.

_______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – 5 ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em:<https://www.puc-campinas.edu.br/midia/arquivos/2013/abr/proavi---lei-n-93941996.pdf>. Acesso: Abril de 2017.

FERREIRO, Emília. Com todas as Letras. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

______. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos: uma proposta curricular. São Paulo: Ática, 1989.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. Editora Cortez. 2ª Edição. São Paulo. 2005.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. São Paulo: Cortez, 2012.

SARMENTO, M. J. NETO, J. B. As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.

NETO, J. B.; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e Práticas pedagógicas.

Editora Massangana. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. 2006.

SOUZA, R. S. de; CORDEIRO, L. P. Escolas Infantis: leitura e escrita. Rio Grande do Sul: Edelbra, 1999.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

Silva, A. S. (2018). A ARTICULAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E IDENTIDADE PESSOAL NA INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA. Educação E (Trans)formação, 115–134. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1919