EDUCAÇÃO SEXUAL: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Robson Guedes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Isabella Júlia Santana da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Diogo Pedro da Silva Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO

Palavras-chave:

Escola, Educação Sexual, Sexualidade, Projetos Pedagógicos.

Resumo

O intuito desse trabalho é analisar os desafios e reflexões encontrados na prática da educação sexual em uma Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na cidade do Recife (PE), trabalhando com o público jovem, através de uma oficina pedagógica, questões pertinentes à temática em questão. Da mesma forma o presente tem o objetivo de dialogar sobre as dificuldades de trabalhar a educação sexual dentro do âmbito escolar, por parte dos professores, e, por parte dos próprios alunos pelo medo de falar sobre o assunto tanto com os pais quanto com os professores. Observa-se a necessidade da vivência dessa temática no cotidiano dos alunos, e percebe-se o quanto são necessários projetos, debates e oficinas que lhes estimulem o senso crítico, além de tirar dúvidas que surgem ao se falar do assunto. Nesse trabalho entende-se que a sexualidade se evidencia através das relações sociais e suas manifestações ocorrem em todas as faixas etárias, não havendo como reprimir ou negar suas manifestações dentro do ambiente escolar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Guedes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestrando em Educação pelo Programa de Pos-Graduação em Educação (PPGE-UFPE); Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE); Bolsista CNPq.

Isabella Júlia Santana da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Foucault e Educação (GEPFE-UFPE); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE).

Diogo Pedro da Silva Fernandes, CENTRO UNIVERSITÁRIO JOAQUIM NABUCO

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco (UniNabuco); Membro do Núcleo de Cidadania Homossexual (NUCH-UFPE).

Referências

ANDRADE, Elizane de. “ Jogo do Strip Quizz": Análise dos conteúdos pedagógicos de educação sexual em um quadro do programa televisivo "amor & sexo". Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, Priscila Caroza Frasson. Os patamares de adesão das escolas à educação sexual. Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo, 2012.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. 10 ed. Rio de Janeiro : Graal, 2014.

JESUS, Jacqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. Jacqueline Gomes de Jesus. Brasília, 2012.

JUNIOR, Jose Urbano Brochado. Gênero em questão e vivências pedagógicas: Relatos de profissionais da educação. Mestrado Acadêmico em Educação. Centro Universitário Moura Lacerda, 2012.

LOURO, Guacira. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma abordagem pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira. L. (org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MULLER, Laura. Educação sexual em 8 lições: como orientar da infância à adolescência: um guia para professores e pais. 2 ed. - São Paulo: Academia do Livro, 2013.

RENA, Luiz Carlos Castello Branco. Sexualidade e adolescência : as oficinas como prática pedagógica. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

UNESCO. Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas – Junqueira, Rogério Diniz (organizador). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Silva, R. G. da, Silva, I. J. S. da, & Fernandes, D. P. da S. (2018). EDUCAÇÃO SEXUAL: CAMINHOS PEDAGÓGICOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO. Educação E (Trans)formação, 3(1), 35–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1935

Edição

Seção

Artigos