O ESTUDO DAQUI É O MEDO DE LÁ: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Janaina de Jesus Lopes Santana UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu
  • Matheus Alencar Fernandes Oliveira UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana
  • Regina Coeli Machado e Silva UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

Lei 10.639/03. Livro Didático. Relações Étnico-Raciais. Educação.

Resumo

O objetivo do artigo será o de apresentar as condições históricas, sociais e políticas que possibilitaram mudanças e permanências na representação da história e cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos após a declaração da lei 10.639/03. Considerando que o livro didático é um importante elemento no contexto escolar para o ensino de História e das demais áreas do conhecimento e decorridos 15 (quinze) anos da declaração da lei 10.639/03, buscamos verificar se houve transformações significativas nos livros didáticos referente a abordagem a história e cultura de povos africanos e afro-brasileiros. Buscamos analisar se visões reducionistas sobre os povos negros e africanos ou a ausência dessas populações nos livros didáticos foram superadas, de forma a ajudar desconstruir o processo de racialização, antes não discutido como preocupação importante na formulação de políticas educacionais nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina de Jesus Lopes Santana, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Mestranda do programa Interdisciplibnar Sociedade, Fronteira e Cultura Antropologia, historia, interdisciplinar e relações étnicos raciais

Matheus Alencar Fernandes Oliveira, UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana

Graduando em Historia da Americana Latina Licenciatura Antropologia, historia, interdisciplinar e relações étnicos raciais

Regina Coeli Machado e Silva, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu

Doutorado em Antropologia Social – UFRJ - RJ - 1999Professora efetiva do programa de pós graduação Sociedade, fronteira e cultura (UNIOESTE)Materias que ministra: Disciplina Eletiva: Antropologia dos Estados Nacionais, Fronteiras e MigraçõesDisciplina Obrigatória: Estudos em Pesquisas Interdisciplina 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer N.º: CNE/CP 003/2004. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Brasília, 2004.

________. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Disponível em:http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 25 de setembro de 2017.

________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. MEC, SEF, 1997.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Cortez editora, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Espírito de Estado. Gênese e Estrutura do Campo Burocrático”. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo 12.23 (2007): 100-122

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976).

JÚNIOR, Alfredo Boulos. História, sociedade & cidadania, 7º ano, [Schülerband]. FTD, 2009.

ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 125-146, 2003.

SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica: ensino fundamental: 6a. série. Nova Geração, 1999.

SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o racismo na escola, v. 2, p. 21-37, 2005.

SILVA, Regina Coeli Machado. Do Ipê Roxo na Cidade Nova: experiência etnográfica e aprendizagem situada. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, v. 20, n. 1, p. 119-142, 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

de Jesus Lopes Santana, J., Alencar Fernandes Oliveira, M., & Coeli Machado e Silva, R. (2018). O ESTUDO DAQUI É O MEDO DE LÁ: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS. Educação E (Trans)formação, 3(1), 97–112. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1936

Edição

Seção

Artigos