VIVENCIANDO A AFETIVIDADE ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Érica Raiane de Santana Galvão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)
  • Chirley Carvalho Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Palavras-chave:

Estágio, afetividade, lúdico.

Resumo

O estágio supervisionado é essencial para a formação inicial do pedagogo. É uma rica oportunidade de aprendizado e vivências em sala. Este relato de experiência visa apresentar alguns aspectos observados em uma turma do Infantil I em uma Escola Municipal de Garanhuns-PE, além de apresentar um recorte de algumas das atividades que foram desenvolvidas no projeto de intervenção. O projeto desenvolvido teve o tema de “Vivenciando a afetividade através de jogos e brincadeiras pedagógicas”. Foram levadas leituras para rodas de conversa, vídeos, brincadeiras e atividades que visaram promover a afetividade em sala. Para a teorização do projeto interagiu-se com os seguintes autores: Oliveira (2007), Winnicott (1995), Freire (1995), Teixeira (2010), entre outros. Os resultados apontam que o estágio é fundamental para o aprendizado do pedagogo em formação e que o projeto aplicado trouxe uma melhor vivência das relações sociais em sala, pois percebeu-se que os alunos começaram a interagir mais, a ter uma vivência com maior afetividade e motivação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Graduanda em Pedagogia

Chirley Carvalho Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Graduanda em Pedagogia

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

BRASIL. Educação Infantil: saberes e práticas da inclusão: altas habilidades/superdotação. 4. ed. MEC/SEESP, Brasília 2006.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, Brasília, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. 2ª ed. rev. e atual. Curitiba: IBPEX, 2008.

KISHIMOTO, T. M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Elisabeth Ramos da. As relações entre cognição e afetividade em la: A influência de Vygotsky nessa abordagem temática. Soletras, A no VIII, n 15. São Gonçalo: UERJ, jan/jun. 2008.

TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e

desenvolvimento. Rio de Janeiro: wak, 2010.

WINNICOT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1995.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

Galvão, Érica R. de S., & Alves, C. C. (2018). VIVENCIANDO A AFETIVIDADE ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Educação E (Trans)formação, 135–148. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2074