O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PRÁTICAS SOCIAIS

Autores

  • Maria Severo Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Ryanne Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Educação. Estágio Curricular. Gêneros textuais.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Curricular II do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE/UAG. Nesta pesquisa buscamos analisar as atribuições da disciplina para a formação inicial do pedagogo bem como elaborar um projeto sobre o trabalho com gêneros textuais em sala de aula, com a perspectiva de relacionar o material didático utilizado com a realidade dos alunos afim de que os estudantes percebessem a importância dos gêneros textuais para a comunicação da sociedade e correlacionassem com as práticas vivenciadas por eles. Para tanto, apresentamos no decorrer do trabalho as observações realizadas no campo de estágio, as etapas de intervenção e as metodologias utilizadas e os resultados exitosos do projeto.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Severo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Educação

Ryanne Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Educação

Referências

ALMEIDA, E. N. O brincar e a organização dos cantos temáticos na educação infantil na perspectiva sócio-histórico. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011. Disponível em: Acesso em: 12 set. 2017.

BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRANDÃO, Ana Carolina P.; ROSA, Ester (org.) Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de Linguagens, texto e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 199.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual os gêneros na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

Severo, M., & Lima, R. (2018). O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PRÁTICAS SOCIAIS. Educação E (Trans)formação, 56–68. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2079