GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA DESCOBERTA EM SALA DE AULA

Autores

  • Hohana Cibelle Cavalcanti Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
  • Jéssica Michele da Silva Matias UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

Palavras-chave:

Estágio. Grandezas e Medidas. Projeto de Intervenção.

Resumo

Este artigo é resultado das experiências vividas no Estágio Curricular III em Gestão Escolar/Coordenação Pedagógica, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhuns-PE. O estágio foi realizado em uma escola municipal de Garanhuns – PE e contou com as seguintes atividades 1) caracterizar a escola; 2) observar a prática da coordenadora pedagógica; 3) entrevistar a coordenadora; 4) observar a turma; 5) elaborar um projeto de intervenção pedagógica em sala de aula. O projeto de intervenção embasa-se nos pressupostos da pesquisa-ação. A temática trabalhada no desenvolvimento e execução deste trabalho refere-se ao eixo de grandezas e medidas. As atividades desenvolvidas foram realizadas de forma objetiva, pois desse modo os alunos desenvolveriam a capacidade de fazer associações do que foi trabalhado na sala de aula com as atividades do cotidiano. Verificou-se ao final das ações que a turma obteve maior êxito na construção significativa do conhecimento, uma vez que as atividades ocorreram de forma concreta, como por exemplo, pesquisa, dinâmicas, trabalhos em grupos entre outros. Essas atividades diferenciadas foram responsáveis por despertar nos alunos um maior interesse em participar das aulas e das atividades, tornando assim o ambiente da sala de aula, bem como da escola, um lugar de aprendizagem prazerosa e eficaz.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BHABHA, H. O local de cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BELLOCHIO, C. R.; BEINEKE, V. A Mobilização de Conhecimentos Práticos no Estágio Supervisionado: Um estudo com estagiárias de música da UFSM/RS e da UDESC/SC. Música Hodie, vol. 7, n. 2, p. 73-88, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf > Acesso em: 05 de janeiro. 2018.

BRASIL. Ministério Da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

Educando com o coração. Medidas de comprimento - Tia Paula. Disponível em: http://tiapaulaeducadora.blogspot.com.br/2011/07/medidas-de-comprimento-tia-paula.html. Acesso em: 14 de Nov. 2017.

FRAGELLA, Rita de Cássia Prazeres (Org.) Políticas Curriculares, Coordenação Pedagógica e Escola: desvios, passagens e negociações. Editora CVR, 2013. p. 111-125

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000.

GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.

Imagem produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 1º ano. 3. ed. 2013. São Paulo: Moderna, 124 e 125.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.

IMAGENS

Imagem 1: Grandezas e Medidas: produzida e desenvolvida pela Editora Moderna. Projeto Buriti: matemática 1º ano. 3. ed. 2013. São Paulo: Moderna, 124 e 125.

Imagem 2: Medidas não convencionais: Educando com o coração. Medidas de comprimento - Tia Paula. Disponível em: http://tiapaulaeducadora.blogspot.com.br/2011/07/medidas-de-comprimento-tia-paula.html. Acesso em: 14 de Nov. 2017.

Imagem 3: No pátio da escola, brincando de construir a maior corda: Acervo Pessoal.

Imagem4: poema A régua: GARCIA, Jacqueline. Coleção Conhecer e Crescer: Alfabetização Matemática. 1 º Ano. São Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187.

Imagem 5: Explorando o pátio, descobrindo o tamanho dos objetos: Acervo Pessoal

Imagem 6: Anotando os objetos que eram maiores que um metro e menores que um metro.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Como Citar

Cavalcanti Diniz, H. C., & da Silva Matias, J. M. (2018). GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA DESCOBERTA EM SALA DE AULA. Educação E (Trans)formação, 69–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2082