FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NOS BACHARELADOS EM GASTRONOMIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Gabriela Brito de Lima Silva Universidade Federal da Bahia
  • Thuanne Souza Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Túlio Martins de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Gastronomia, Bacharelado, Formação Docente, Educação

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento sobre a formação acadêmica dos docentes dos bacharelados em Gastronomia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e refletir sobre suas implicações no desenvolvimento dos cursos. Desta maneira, investigou-se o número de docentes e seus respectivos currículos vitae, na Plataforma Lattes, com o intuito de obter informações acerca dos níveis e áreas de formação acadêmica. Os dados foram dispostos e apresentados em forma de gráficos descritivos. Percebemos que a maioria dos docentes são doutores e mestres, havendo um grande número ainda em processo de formação a nível stricto sensu. É grande o número de graduados em Gastronomia que se tornaram professores nesses cursos, contudo, observou-se que o corpo docente ainda é constituído em sua maioria por formados nas áreas da saúde, ciências sociais aplicadas e ciências agrárias, em especial no campo da Nutrição, Turismo, Administração e Tecnologia de Alimentos. Apesar do domínio das ciências da saúde, no doutoramento observou-se o direcionamento para uma formação em humanidades, presumindo a compreensão docente da alimentação como fenômeno sociocultural, para além de seus aspectos técnicos, mercadológicos e biológicos. Conclui-se que a pulverização da formação docente tem uma de suas origens no fato na recente expansão dos cursos de Gastronomia e da inexistência uma área científica e acadêmica estabelecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Brito de Lima Silva, Universidade Federal da Bahia

Bacharela em Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia; Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde na Universidade Federal da Bahia; membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (NEPAC); estuda as áreas de gênero, alimentação, cultura e Gastronomia.

Thuanne Souza Dourado, Universidade Federal da Bahia

Bacharela em Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia; estuda as áreas de educação, Gastronomia e cultura.

Túlio Martins de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando no bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco; estuda as áreas de alimentação, Gastronomia e cultura

Referências

BRANDÃO, Beatriz. Saber Gastronômico: itinerários curriculares na Universidade Federal do Ceará. Editora UFC. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas Federais – REUNI. Diretrizes Gerais. Documento Elaborado pelo Grupo Assessor nomeado pela Portaria no 552 SESu/MEC, de 25 de junho de 2007, em complemento ao art. 1o §2o do Decreto Presidencial no 6.096, de 24 de abril de 2007. Brasília, 2007.

CABRAL, Silvia Regina; DOS ANJOS, Francisco Antônio; HOSTINS, Regina Celia Linhares. O CENÁRIO DA FORMAÇÃO SUPERIOR EM GASTRONOMIA NO BRASIL. Revista Hospitalidade, v. 14, n. 1, p. 01-21, 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Editora Atlas AS, 6 ed. 2008.

MACIEL, Maria Eunice. Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin?. Horizontes antropológicos, v. 7, n. 16, p. 145-156, 2001.

MAGALHÃES, Amanda Oliveira. A formação docente de cursos de Gastronomia: reflexões transdisciplinares. II Simpósio de Educação Ambiental e Transdiciplinaridade, p. 1-9, 2011.

MAZZILLI, Sueli. Docência no ensino superior: a formação do professor universitário para o ensino, a pesquisa e a extensão. Cadernos de Direito. Piracicaba, n. 6, p. 232-237, 2004.

PACHANE, Graziela Giusti; DE AGUIAR PEREIRA, Elisabete Monteiro. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, v. 35, n. 1, p. 1-13, 2004.

ROCHA, Keli Araújo. A evolução dos cursos de gastronomia no Brasil. Contextos da Alimentação. n. 4, p. 11-27, 2016.

RODRIGUES, Heloísa; NERI, Marcelo; JHUN, Susana. Tecnologia em Gastronomia em São Paulo: docentes práticos em atuação na Universidade Anhembi Morumbi. VI Seminário Anptur, 2009.

RUBIM, Rebeca Elster; REJOWSKI, Mirian. O ensino superior da gastronomia no brasil: análise da regulamentação, da distribuição e do perfil geral de formação (2010-2012). Turismo, Visão e Ação, v. 15, n. 2, p. 166-184, 2013.

Downloads

Publicado

2019-02-26

Como Citar

Brito de Lima Silva, G., Souza Dourado, T., & Martins de Oliveira, T. (2019). FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NOS BACHARELADOS EM GASTRONOMIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. Educação E (Trans)formação, 4(1), 20–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2098

Edição

Seção

Artigos