EXPERIÊNCIAS DE (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Lúcia Souza de Freitas Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos
  • Mari Margarete dos Santos Forster Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos
  • Jorge Antônio de Oliveira Satt EMEF. Prof. João de Oliveira Martins

Palavras-chave:

Gestão da escola. Formação permanente. Práticas educativas crítico-reflexivas. Rodas de Diálogo.

Resumo

O artigo apresenta experiências realizadas no âmbito de um projeto de pesquisa com professores/as e gestores/as da Educação Básica, vinculado a um curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional. Tem como objetivo elucidar a importância das ações de gestão para que a escola se realize como um lugar de (trans)formação docente. Para tanto, foram analisados diversos registros de documentação das experiências, além de uma entrevista realizada com o diretor da escola. As considerações preliminares apresentadas com base no estudo realizado indicam a validação das Rodas de Dialogo como um instrumento metodológico de (trans)formação, por meio do qual se fortalecem tanto os/as educadores/as que atuam na escola quanto os/as que atuam na universidade. Conclui-se que as Rodas de Diálogo contribuem para credibilizar as ações de articulação universidade escola. 

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Souza de Freitas, Universidade Federal do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em educação. Professora e pesquisadora no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional da UNISINOS.

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

de Freitas, A. L. S., Forster, M. M. dos S., & Satt, J. A. de O. (2019). EXPERIÊNCIAS DE (TRANS)FORMAÇÃO COM PROFESSORES/AS E GESTORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação E (Trans)formação, 4(1), 35–52. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2241

Edição

Seção

Artigos