GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS – PE

Autores

  • José Candido Freitas Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns http://orcid.org/0000-0002-5211-4726
  • Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Estágio Curricular. Gestão escolar. Projeto político pedagógico. Currículo.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da disciplina de Estágio Curricular III em gestão escolar, do curso de licenciatura em Pedagogia da UAG/UFRPE. O objetivo da pesquisa é analisar a gestão de uma escola do município de Garanhuns-PE considerando a infraestrutura, o projeto político pedagógico, a gestão escolar democrática e a proposta curricular. Para alcançar esse objetivo, definimos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar problemas e apontar soluções em relação à infraestrutura da escola; 2) conhecer o projeto político pedagógico da escola, apontando problemas e soluções; 3) analisar a prática da direção e da coordenação pedagógica; 4) conhecer o que as professoras pensam sobre o currículo da escola. A pesquisa é de natureza qualitativa e contou com os seguintes procedimentos metodológicos: observação, entrevista e análise documental. O campo da pesquisa é uma escola da rede de ensino de Garanhuns – PE. Para a obtenção dos dados tivemos os seguintes sujeitos da pesquisa: a direção da escola, a coordenação pedagógica e uma professora. Os resultados obtidos apontam para a importância de uma gestão democrática nas escolas, bem como para a valorização da participação da comunidade nos processos educacionais. Assim, a forma de organização do estágio curricular III, com foco na Gestão Escolar, fortaleceu a nossa formação inicial como professores/pesquisadores, proporcionando a compreensão da organização e gestão de uma escola a partir da relação entre a teoria estudada na universidade e a prática de uma escola de educação infantil do município de Garanhuns - PE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001. A prova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Art. 7, inc. II, “d”. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2001.

______. Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para Instituições de Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CIRIBELLI, Marilda Corrêa. Como elaborar uma dissertação de Mestrado através da pesquisa científica. Marilda Ciribelli Corrêa, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. “O sistema de organização e gestão da escola” In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBANEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas I Menga Lüdke, Marli E.D.A. André. - São Paulo: EPU, 1986

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica, 2007. Disponível em: https:// https://www.passeidireto.com/arquivo/1000780/willian-costa-rodrigues_metodologia_cientifica acesso em 08/07/2019.

VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35.

VIEIRA, Marili M. da Silva. O coordenador e os sentimentos envolvidos no cotidiano. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2003, p. 83-92.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Santos, J. C. F., & Araújo, K. C. L. C. de. (2020). GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM OLHAR SOBRE A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS – PE. Educação E (Trans)formação, 5(1), 1–17. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2757

Edição

Seção

Artigos