O PROCESSO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO DAQUELES QUE VIVEM O COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Maria Letícia Azevedo Silva UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO- UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
  • Erica Ferreira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhus
  • Leila Nascimento da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Garanhus

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Escola, Concepções Docentes.

Resumo

Neste artigo abordaremos as perspectivas e concepções existentes nos discursos dos que vivem o cotidiano escolar, relacionado diretamente com a inclusão das pessoas com deficiência e com toda sua demanda e seu processo para alcançar tal inclusão. No decorrer da história da educação inclusiva notamos vários progressos, todavia ainda é necessário o debate acerca desse tema que se tornou essencial na sociedade brasileira. Nosso embasamento teórico se deu pelas diversas leis promulgadas, leis que nortearam nossa pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino público, localizada na cidade de Caetés – Pernambuco. Para isso, efetivamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada com os sujeitos envolvidos sendo estes, a gestora, 3 professoras e 1 apoio pedagógico. Fizemos uma entrevista com o intuito de coletar informações sobre o processo de ensino e de aprendizagem, a participação e, influência dos pais, a acessibilidade e a discriminação para com os alunos com deficiência nesse processo de inclusão. Identificamos fatores preocupantes, como a falta de acessibilidade na estrutura física da instituição, a falta de especialização dos professores, que até então só possuem a graduação em Pedagogia, a falta de cumprimento do próprio Estado quanto à efetivação desses fatores e a discriminação ainda existente.

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Biografia do Autor

Maria Letícia Azevedo Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO- UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

Graduanda no curso de Licenciatura em Pedagogia.

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

Silva, M. L. A., da Silva, E. F., & da Silva, L. N. (2020). O PROCESSO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO DAQUELES QUE VIVEM O COTIDIANO ESCOLAR. Educação E (Trans)formação, 5(1), 33–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2760

Edição

Seção

Artigos