A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LEITORA NA BUSCA PELA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO

Autores

  • Igor Bonifacio da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
  • Maria Hoísla da Silva Almeida Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
  • Paloma Filipe Severo Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
  • Leila Nascimento da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Palavras-chave:

Livro didático. Formação leitora. Letramento.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as concepções de docentes acerca da contribuição do livro didático durante a formação leitora de seus alunos. Levando em consideração que este material é muito utilizado em sala de aula e que a nossa sociedade atual exige cada vez mais um perfil letrado em seus sujeitos, é importante que essa habilidade seja apropriada e exercitada no âmbito escolar. Para tanto, utilizando-se de uma abordagem qualitativa, entrevistamos cinco professoras de uma escola pública localizada em Garanhuns – PE. As docentes entrevistadas apontaram algumas dificuldades no trabalho com o livro didático, por exemplo, não corresponder ao nível cognitivo das crianças. Contudo, destacaram que, quando adequado à realidade enfrentada na turma, torna-se um material importante. As mesmas também mencionaram que utilizam o livro como um subsídio para a realização do seu trabalho em sala de aula, mas reconhecem que se trata de um material auxiliador na boa formação aluno-leitor.

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Referências

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Publicado

2020-06-18

Como Citar

da Silva, I. B., da Silva Almeida, M. H., Severo, P. F., & da Silva, L. N. (2020). A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO LEITORA NA BUSCA PELA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO. Educação E (Trans)formação, 5(1), 49–63. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2764

Edição

Seção

Artigos