O CHÁ COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Silvania de Carvalho Tenório Colégio Municipal Pe. Agobar Valença

Palavras-chave:

Chá. Educação Infantil. Interdisciplinaridade. Resgate cultural

Resumo

Resumo: Esse texto relata uma experiência que se originou da curiosidade de crianças de uma turma de Infantil I - B, do Colégio Municipal Padre Agobar Valença, no município de Garanhuns, em relação ao uso de chá na medicina popular. Em sala de aula comentaram que tinham ervas medicinais em suas casas, gerando a necessidade de aprofundar conhecimentos teóricos sobre o tema associados aos práticos já vivenciados por eles em suas famílias. A partir do questionamento: Como construir conhecimentos na Educação Infantil a partir do uso de chá e suas propriedades medicinais? Construímos esse estudo que objetiva analisar o processo de ensino e aprendizagem partindo da realidade dos educandos, permitindo uma prática educativa diferenciada às crianças, com respeito à cultura popular e preservação dos costumes locais do uso do chá como medicamento auxiliar na cura de doenças simples. No escopo de atingir os objetivos propostos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), criou-se a sequência didática: DA NATUREZA, O CHÁ; DO CHÁ, A SAÚDE; DA SAÚDE A VIDA, que foi desenvolvida na referida turma. Caracteriza-se por ser um trabalho interdisciplinar contemplando os campos de experiências “o eu, o outro e o nós”; “traços, sons, cores e formas”; “escuta, fala, pensamento e imaginação”; “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Através das atividades desenvolvidas em conformidade com a sequência didática.  Para melhor aplicabilidade, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada pelo método de pesquisa bibliográfica, objetivando o aprimoramento da prática educativa e ampliação das descobertas sobre a temática. Este trabalho ressalta a importância de buscar formas alternativas de resgatar a cultura e costumes de um povo, bem como, de conduzir a aula de forma diferenciada e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Silvania de Carvalho Tenório, Colégio Municipal Pe. Agobar Valença

Possui bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Garanhuns. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco.  É Professora, admitida por concurso público na rede municipal de ensino.  Tem interesse em Direito, Educação e Direitos Humanos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf. Acesso em: 05 ago. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 05 ago. 2019.

CRAIDY, Carmen Maria. KAERCHER, Gládis Elise. Educação Infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DEHEINZELIN, Monique. A fome com a vontade de comer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil, em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LAJOLO, Marisa. No mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2004.

MADRUGA, J.A.G. aprendizagem por descubrimiento frente a aprendizage por recepcion: La teoria del aprendizage verbal significativo. In Coll, C. et al. Desenvolvimento psicológico e educação II. Madrid, Aliança Editorial, 1990, p. 81-9. Disponível em: https:///arquivo/20939838/teoria-da-aprendizagem-significativa-ausubel. Acesso em: 05 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

de Carvalho Tenório, M. S. (2020). O CHÁ COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Educação E (Trans)formação, 5(1), 124–142. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2767

Edição

Seção

Relatos de experiência