EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E CIDADANIA: O LÚDICO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Victória Jullyana Pereira de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAG
  • Maria das Graças das Neves Barros

Palavras-chave:

Educação infantil. Estágio obrigatório. Aprendizado.

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato da experiência de estágio supervisionado obrigatório, na Educação Infantil realizado em uma escola da rede regular de ensino do Município de Garanhuns. No qual foi realizado observações em sala e três intervenções utilizando a ludicidade como recurso para trabalhar a Educação no Trânsito e Cidadania, sendo acrescentada a sugestão da docente responsável da sala, que foi inserir atividades sobre o livro “O Trem Ascenso” de Vinicius Viramundos. Nosso suporte teórico foi baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e autores como Libâneo (1994) e Tardif (1991) sobre os saberes da formação docente. O resultado das intervenções aponta aprendizado prático e positivo dos alunos, uma vez que foi utilizado situações do cotidiano dos mesmos para elaboração das atividades escritas, orais e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. CNE. Resolução CEB nº 01, de 07 de abril de 1999. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 abr. Seção 1, p. 18.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. O planejamento escolar. São Paulo: Cortez. 1994. p. 221-240.

LIMA, Maria Socorro Lucena; GOMES, Marineide de oliveira. Redimensionando o papel dos profissionais da educação: algumas considerações. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. (Orgs.) -2 Ed. São Paulo: Cortez, 2002.

OLIVEIRA, Vera Barros de. O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis: Vozes, 2000.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação. Porto Alegre, 1991, v. 1. nº 4. p. 31-55.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Araújo, V. J. P. de, & Barros, M. das G. das N. (2020). EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E CIDADANIA: O LÚDICO COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM. Educação E (Trans)formação, 5(1), 78–91. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2771

Edição

Seção

Artigos