A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO Universidade Federal da Paraíba
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Formação Inicial. Gestão escolar.

Resumo

Este artigo trata da análise acerca da formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I para a atuação do pedagogo na área de gestão, no campo escolar. A pesquisa se justifica, pois, a formação do pedagogo para atuar na gestão escolar é uma temática não muito explorada nas produções acadêmicas da instituição. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como lócus o curso de Pedagogia ofertado no Campus I da UFPB, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental dos principais documentos norteadores do curso (Projeto Político-Pedagógico do Curso e Matriz Curricular) e das ementas das disciplinas que tratam sobre a Gestão. A análise dos documentos nos permitiu considerar que o Curso de Pedagogia da universidade pesquisada, embora ocupe um espaço reduzido, atende ao que determinam as DCNs, ofertando disciplinas: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado I - Gestão Educacional, Planejamento Educacional (obrigatórias) e Organização do Trabalho Pedagógico (optativa), que estão situadas diretamente no campo da gestão, contribuindo, assim, na formação do pedagogo para atuar na gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO, Universidade Federal da Paraíba

Estudante concluinto do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Thamyris Mariana Camarote Mandú, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto A da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2017). Possui mestrado em Educação pela UFPE (2013) e graduação em Pedagogia, também pela UFPE (2010).

Referências

BARBOSA, Andréa Haddad. O Tempo e o Espaço da Administração Educacional na Formação do Pedagogo: um mapeamento a partir dos projetos político-pedagógicos de universidades públicas. 2014. Tese (Doutor em educação), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edição 70, 2009.

BEBER, Bianca Ligabue da Fonseca Costa. O papel do gestor na construção de uma escola de qualidade. 2013. Monografia (Especialização em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Ijuí, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/293/Beber_Bianca_Ligabue_da_Fonseca_Costa.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mai. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n º 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.

BRITO, Kelly Brandão de; ROCHA, Luciana Alves. Formação de Pedagogos: desafios e perspectivas no campo de atuação. In: IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia Parnaíba – PI, Campina Grande: Realize, v. 1, jun., 2012. ISSN 2316-1086. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/61062562e6b01d7c3aec940143055d83_1004.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.

DANIEL, Mírian Queiroz de Souza. A gestão escolar da educação básica: a construção da gestão entre a formação e o trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

FRANÇA, Darliana Sidicléa. Formação de Gestores: um processo complexo e desafiador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/511/Franca_Darliana_Sidiclea.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 mar. 2019.

GODOY, Arilda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., São Paulo, 1995. ISSN 2178-938X . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 26 mar. 2019.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Revisada e Ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e suas Competências. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

LUCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. In: LUCK, Heloísa (Org.). Gestão escolar e formação de gestores. In: Em Aberto. v. 17, n. 72, p. 11-33, fev/jun, Brasília, 2000. ISSN 0104-1037. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/viewIssue/234/74. Acesso em 22 abr. 2019.

PAZ, Ana Célia de Oliveira. A Formação Profissional do Gestor Escolar: alicerce para uma postura verdadeiramente democrática. In: CADERNOS CIMEAC. v. 2, n. 1. Ribeirão Preto, 2012. ISSN 2178-9770. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1433/1205. Acesso em 22 abr. 2019.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia - Campus I/UFPB. João Pessoa, 2006. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2663759. Acesso em 20 abr. 2019.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

NASCIMENTO, L. G. T., & Mandú, T. M. C. (2020). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 47–62. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2776

Edição

Seção

Artigos