O PLANEJAMENTO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Samuel Dias Toledo de Mesquita Universidade Federal da Paraíba
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Planejamento. Gestão escolar. Gestão democrática. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente trabalho traz à tona a temática do planejamento e tem como objetivo geral compreender como se dá o processo de planejamento pedagógico pela gestão escolar para uma efetiva organização do trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa se justifica pelo interesse em conhecer as práticas da gestão, uma vez que ela se constitui um objeto de grande desafio, principalmente quando se fala em considerá-la uma ferramenta transformadora frente às demandas da educação pautadas nos fazeres pedagógicos e nas próprias ações administrativas que dizem respeito à instituição, por meio da prática de planejamento. Para embasar teoricamente as concepções desenvolvidas nas entrelinhas do trabalho foram trazidas reflexões de teóricos como Gandin (1997, 2001), Padilha (2001), Luck (2000, 2009), Bordignon (2011), Bordignon e Gracindo (2004), Nery (2007) entre outros. A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa e constitui-se como pesquisa de campo realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental de João Pessoa-PB. A análise de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada feita com a gestora e 04 (quatro) professores e a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição. Após a análise dos dados foi possível observar que os discursos estão em consonância na perspectiva de fazer valer o compromisso de construção das ações de caráter reflexivo que atenda as particularidades da Educação de Jovens e Adultos, isto é, um planejamento que tenha a ver com um pensar organizado, estratégico e democrático no processo de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Dias Toledo de Mesquita, Universidade Federal da Paraíba

Egresso do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Thamyris Mariana Camarote Mandú, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto A da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2017). Possui mestrado em Educação pela UFPE (2013) e graduação em Pedagogia, também pela UFPE (2010).

Referências

BORDIGNON, G. O Planejamento Educacional no Brasil. Fórum Nacional de Educação. São Paulo, junho/2011, p. 1 – 67.

BORDIGNON, G.; GRACINDO, R. V. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004, p.147.

GANDIN, D. O planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 1997.

_____. A posição do Planejamento Participativo entre as Ferramentas de Intervenção da Realidade. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.1, pp. 81-95, jan/jun 2001, Instituto Latino-americano de Planejamento Participativo, Porto Alegre, Brasil. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org >. Acesso em: 10/01/2019.

LÜCK, H. A Aplicação do Planejamento Estratégico na Escola. Revista Gestão em Rede, Brasília, n. 19, p. 8-16, 2000. Disponível em: < http://www.cedhap.com.br/GestaoEscolar_01.pdf >. Acesso em: 22/04/2018

_____. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Editora Positivo, Curitiba, 2009.

NERY, A. Modalidades organizativas do trabalho pedagógico: uma possibilidade. São Paulo: PUC, 2007.

PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Mesquita, S. D. T. de, & Mandú, T. M. C. (2020). O PLANEJAMENTO ESCOLAR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educação E (Trans)formação, 5(1), 92–107. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2777

Edição

Seção

Artigos