DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: RAZÕES DE UMA AGENDA POLÍTICA VOLTADA À JUVENTUDE E À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DE PERNAMBUCO

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional. Política de Juventude. Capital Humano. Formação Humana.

Resumo

A partir dos anos 2000, a economia de Pernambuco iniciou um processo de recuperação das suas taxas de crescimento, fato que favoreceu ao estado um ambiente mais competitivo para se lançar no cenário nacional e internacional. Alguns investimentos em face desse novo quadro econômico são necessários destacar: uma refinaria de petróleo, um estaleiro de grande porte, um polo poliéster e um polo automotivo. As políticas de juventude e educação (em tempo) integral, criadas em 2008, resultaram desses novos arranjos econômico-sociais e figuraram neste contexto de modernização e reorganização das estruturas produtivas como iniciativas para formação de capital humano. Este estudo tem como propósito analisar os aspectos político-ideológicos do Plano Estadual de Juventude de Pernambuco e a Política de Educação Integral, vinculando-os, de forma mais ampla, às estratégias das agendas internacionais voltadas ao desenvolvimento econômico de países como o Brasil. Consideramos que estas iniciativas legais, elaboradas segundo os pressupostos que regulam a economia de mercado, limitam significativamente os horizontes do segmento jovem da população, por supor que essas regulamentações possam garantir o melhoramento das suas condições de vida material e simbólica. No caminho inverso, defendemos aqui uma educação pautada nas contribuições de Antonio Gramsci nos termos da formação humana e do princípio educativo. Verificamos o avanço na oferta pública do modelo de educação (em tempo) integral nos dez anos transcorridos após a criação da política, mas que esse fator não conduziu à transformação social apregoada pela pauta política em torno de uma sociedade econômica e socialmente sustentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micilane Pereira Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação no Departamento de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Uérica Araujo Nogueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestranda em Educação no Departamento de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Micilvânia Pereira de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

ALUNA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Referências

ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2 ed. Londrina: Praxis, 2007. Disponível em: http://www.giovannialves.org/DRP.pdf. Acesso em: 10 de fev. de 2019.

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Público, privado e o indivíduo no novo capitalismo. Tempos Soc. São Paulo: USP, Vol. 12, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702000000200014. Acesso em: 2 de jul de 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 de jul. de 2019.

CASTELO, Rodrigo. A “questão social” e o social-liberalismo brasileiro: contribuição à crítica da noção do desenvolvimento econômico com equidade. Revista Emancipação, Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa; v. 8, n. 1, 2008 pag. 23-35. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/112. Acesso em: 1 de dez. de 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômica social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Introdução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Volume 1, 1999. Disponível em: http://www.rabaneda.adv.br/download/Ciencias%20Pol%EDticas/Gramsci-Cadernos-Do-Carcere-Vol-I.pdf. Acesso em: 01 de ago. de 2018.

______. Os intelectuais e a organização da cultura. In COUTINHO, Carlos Nelson. Civilização Brasileira, 4ª ed. RJ, 1982.

IBEGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro: Coordenação de população e indicadores sociais 2018. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 5 de jun. de 2019.

______. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Coordenação de população e indicadores sociais. Rio de Janeiro. 2010. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45700.pdf. Acesso em: 5 de jun. de 2019.

Investimentos produtivos e infraestrutura econômica - Pernambuco e o contexto nacional. Revista NEGOCIOS PE. 42ª EDIÇÃO. 2016. Disponível em: http://www.revistanegociospe.com.br/materia/INVESTIMENTOS-PRODUTIVOS-E-INFRAESTRUTURA-ECONOMICA---PERNAMBUCO-E-O-CONTEXTO-NACIONAL. Acesso em: 21 de nov. de 2018.

KUENZER. Acácia Zeneida. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. Acácia Zeneida Kuenzer (org). 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LIMA, João Policarpo R.; SICSÚ, Abraham Benzaquem; PADILHA Maria Fernanda F. G. Economia de Pernambuco: transformações recentes e perspectivas no contexto regional globalizado. Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza: Banco do Nordeste, v. 38, nº 4, out-dez. 2007. Disponível em: www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=1062. Acesso em: 1 de jun. de 2018.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo, Boitempo, 2008. Disponível em: file:///F:/A%20educacao%20para%20alem%20do%20capital%20-%20Istvan%20Meszaros.pdf. Acesso em: 30 de out. de 2018.

MOTTA, Vânia. Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio e os novos mecanismos hegemônicos de educar para o conformismo. 2007. 394f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, Rio de Janeiro Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040798.pdf Acesso em: 03 de ago. de 2018.

NETO, Aristides Monteiro. VERGOLINO, José Raimundo de Oliveira. Pernambuco 2000-2013: sociedade, economia e governo. Estudos Estados Brasileiros. São Paulo: Fundação Perseu Abram, 2014. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2017/05/Pernambuco-web-ok.pdf. Acesso em: 26 de ago. de 2019.

PERNAMBUCO. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008. Cria o Programa de Educação Integral. 2008. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/. Acesso em: 07 de set. de 2018.

______. Lei nº 13.608, de 31 de outubro de 2008, aprova o Plano Estadual de Juventude. 2008b Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/. Acesso em: 02 de set. de 2018.

_______Todos por Pernambuco: Mapa da Estratégia para 2008. Pernambuco, 2008c. Disponível em: http://www2.seplag.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=18614&folderId=51133&name=DLFE-3665.pdf. Acesso em: 10 de jun. de 2018.

______. Lei Complementar Nº 364, de 30 de junho de 2017 altera a Lei Complementar n. 125/08. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=5148&tipo=TEXTOATUALIZADO. Acesso em: 30 de dez. de 2018.

PERONI, Vera Maria Vidal: Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem fronteiras: UFRGS, Porto Alegre. v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2018. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 20 de jul. de 2019.

SANTIAGO, Frederico Marcio Leandro. Educação e desenvolvimento em pernambuco entre 2004 e 2014: Desvelando os nexos do Programa de Educação Integral com o rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano. 4014. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). UFPE, Caruaru. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15100/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final%20PDF%203.pdf. Acesso em: 30 de jul. de 2018.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.

TONET, Ivo. Marxismo, Educação e Pedagogia Socialista. Revista Germinal: Marxismo e educação em debate. Salvador: UFBA, v. 8, n. 1, p. 37-46. 2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16978/11704. Acesso em: 20 de mar. de 2018.

ZAIDAN, Michel. A Honra do imperador. Recife: NEEPD, UFPE, 2014.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Como Citar

Araújo, M. P., Nogueira, U. A., & de Araújo, M. P. (2020). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: RAZÕES DE UMA AGENDA POLÍTICA VOLTADA À JUVENTUDE E À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DE PERNAMBUCO. Educação E (Trans)formação, 5(1), 108–123. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2789

Edição

Seção

Artigos