EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANÁLISE DA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUREMA-PE

Autores

  • Luciete da Silva Sousa Universidade Federal do Agreste de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7208-802X
  • Kauanna Zaidan Monteiro Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Marciana de Barros Carvalho Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Elaine Cristina Nascimento da Silva Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Resumo

RESUMO: O processo de inclusão de alunos surdos é uma temática bastante polêmica, haja vista a ausência de condições na maior parte das escolas de ensino básico para acolher as necessidades educacionais especiais e especificidades desses alunos. Com base nisso, o objetivo deste artigo foi analisar as contribuições sociais geradas para comunidade surda do Município de Jurema-PE, a partir de dados obtidos pela pesquisa de um projeto de implantação de uma turma Bilíngue para surdos nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do município. Para atingirmos os objetivos de nossa pesquisa, desenvolvemos um estudo fundamentado em uma investigação de cunho qualitativo, realizando-se nesse estudo, uma descrição pautada numa discussão teórica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através de aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado a cinco profissionais da área da Pedagogia e Libras que atuam no projeto da turma bilíngue na escola. Através das análises, observamos que o projeto de implantação da turma bilíngue conseguiu atingir grandes conquistas para a comunidade surda do Município de Jurema, contribuindo para promover a alfabetização dos alunos na Língua de Sinais, a inclusão escolar, o fortalecimento da identidade surda e também instigar o respeito às diferenças entre os alunos surdos e a comunidade escolar. Concluímos que a inclusão dos alunos surdos no contexto educacional sob uma perspectiva bilíngue pode gerar diversos impactos positivos na vida escolar e social dos sujeitos surdos promovendo a garantia de seus direitos e integrando-os à sociedade. Palavras-chave: Bilinguismo para surdos. Educação inclusiva. Língua de sinais. Processo de inclusão. Ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciete da Silva Sousa, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Cursa Licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Atualmente tem participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022) do curso de Pedagogia da UFAPE, desenvolvendo atividades na área de Alfabetização e Letramento. É membro da Seção de Comunicação e Memórias Institucionais (SECOM) da UFAPE. Participa do Programa Internacional Despertando Vocações - PDV Licenciaturas (2021)- IIDV, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Ciências (GEPEC)-IIDV da IFPE, pesquisando sobre propostas e concepções de avaliação na formação de professores de Pedagogia.

Kauanna Zaidan Monteiro, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Cursa Licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Participa como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022) do curso de Pedagogia da UFAPE, desenvolvendo atividades na área de Alfabetização e Letramento e aperfeiçoando a prática docente através da atuação na escola municipal inserida ao Programa. É participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire (Cátedra), aprofundando a pesquisa e reflexão crítica das obras e memórias deste educador.

Marciana de Barros Carvalho, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). No momento atual é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2022) do curso de Pedagogia da UFAPE, desenvolvendo atividades voltadas para a alfabetização e letramento. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire (Cátedra), aperfeiçoando a pesquisa e reflexão, através das obras e memória deste educador.

Elaine Cristina Nascimento da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (UFPE / CEEL). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (PPGE), na linha de pesquisa Educação e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem, e na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, especificamente em relação ao ensino-aprendizagem da produção textual.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Sousa, L. da S., Monteiro, K. Z., Carvalho, M. de B., & da Silva, E. C. N. (2021). EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANÁLISE DA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUREMA-PE. Educação E (Trans)formação, 6, 17–32. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4266

Edição

Seção

Artigos