UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Tayna Bradley Silva UFAPE

Palavras-chave:

Gestão escolar; atendimento; rotina; desafios.

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a gestão de uma escola da rede Municipal de Garanhuns-PE, durante a pandemia da COVID-19. Sem perder de vista os desafios da gestão escolar antes da pandemia, procuramos apreender como está sendo a rotina, o atendimento e os desafios atuais nesse novo contexto pandêmico. Lançamos mão da abordagem qualitativa (MINAYO, 2002), pois os elementos observados não puderam ser quantificados. Com o intuito de conhecermos mais o assunto em tela, realizamos levantamento bibliográfico (FONSECA, 2002). Em relação aos instrumentos de coleta de dados, utilizamos o questionário (GIL, 1999), o qual foi enviado via whatsapp. Na analise dos dados utilizamos a perspectiva da analise de conteúdo ( BARDIN, 1977). Os resultados obtidos demostraram que a rotina dos gestores se tornou mais intensa. Os principais desafios é garantir a aprendizagem dos discentes e dar suporte aos professores e pais de alunos. O atendimento aos pais e alunos se complexificaram devido ao distanciamento social e novas metodologias tiveram que ser adotadas. Acreditamos que esse estudo poderá contribuir com pesquisas no campo da gestão escolar e se pensar estratégias futuras para que os entraves encontrados sejam superados

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: nova LDB (lei n. 9.394/96). Rio de Janeiro: Qualiltymark, 1997.

CRUZ, L, da S; MATOS, C, T; PIMENTA, L, B. Gestão escolar: dificuldades e desafios no oferecimento do ensino remoto em tempos de pandemia. In: VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU, Maceió, AL, 2020.

DRABACH, N.P; MOUSQUER, M.E.L. Dos primeiros escritos sobre administração escolar no brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades. currículo sem fronteiras, v.9, n.2, pp.258-285, jul/dez 2009

FONSECA, J.J.S. metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 3ª ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Autonomia da escola: princípios e propostas. [S.l: s.n.], 1997.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINAYO, M. C. de L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PERBONI, F. Contribuições de paulo freire para o debate sobre a gestão escolar democrática. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012, p. 753 a 760.

RIBEIRO, G, S; JOSÉ, M, C de A. Gestão escolar e a Covid-19: Dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. In: SILVA, A, J, N da; BOMFIM, A, de L (orgs). Militância política e teórico-científica da educação no Brasil. Ponta grossa, PR: Atena, 2020. p. 1-13.

HOFFMAN, J. F. A et al. As contribuições de Paulo Freire para a educação popular no contexto da globalização . São paulo, p. 1-14, Set-2014.

KAY, Márcia; CARRARA, Maurício; KAY, Patricia. Paulo Freire e a gestão democrática: uma leitura da experiência de participação na secretaria de educação do município de Santo André/SP. Administração Educacional - ISSN: 2359-1382, [S.l.], v. 3, n. 9, jul. 2016.

KUENZER, A, Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, J, C; SAVIANI, D ; SANFELICE, J, L (orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2002c. p. 77-95.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Silva, T. B. (2021). UMA ANÁLISE SOBRE A GESTÃO ESCOLAR DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Educação E (Trans)formação, 6, 33–48. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4512

Edição

Seção

Artigos