ENSINO DE HISTÓRIA E NOÇÕES TEMPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tamyres Maria Roque da Silva Cavalcante de Barros UFAPE

Palavras-chave:

Ensino de História, Noções Temporais, Experiência

Resumo

Este artigo, baseado em um relato de experiência, objetiva compartilhar as vivências advindas de um projeto aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2016 em uma turma de educação infantil da rede municipal de ensino de Garanhuns - PE. Através de intervenções didáticas, em parceria com a professora regente da turma sob orientação da docente titular da disciplina de metodologia do ensino de história da UAG (hoje UFAPE), propusemos a ação pedagógica com o intuito de auxiliar as crianças na compreensão das relações temporais presentes em seu cotidiano. A pesquisa baseia-se no conceito de experiência do filósofo alemão Walter Benjamin, do tipo participante, de abordagem qualitativa, sendo a sequência didática aplicada entre os meses de maio a dezembro de 2016. Ao final das atividades, pudemos afirmar que existem formas de trabalhar sob a perspectiva do tempo com as crianças da educação infantil, utilizando alternativas diferenciadas de trabalho e sobretudo com uma metodologia planejada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamyres Maria Roque da Silva Cavalcante de Barros, UFAPE

Licenciada em História pela UNICAP, concluinte do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFAPE. Pós graduanda em Educação Infantil e Alfabetização pela FAVENI. Pesquisadora do ensino de História.

Referências

AZEVEDO, Patrícia Bastos de. Práticas de letramento na história ensinada. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História- ANPUH. São Paulo, jul-2011.

BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BONDIOLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudo de casos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

COOPER, Hilary. Didáctica de la historia en la educación infantil y primaria. Ediciones Morata, 2002.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar, Curitiba, Especial. Editora UFPR, p. 171-190, 2006.

COOPER, Hilary. Ensino de história na educação infantil e anos iniciais: um guia para professores. Curitiba: Base, 2012.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1999.

FONSECA, M. A. da. Michel Foucault e a constituição do sujeito. São Paulo: Educ, 2003.

FREITAS, Itamar. Fundamentos Teórico- Metodológicos para o ensino de história (anos iniciais). São Cristóvão: Editora da UFS, 2010.

HARTOG, François. Tempo e história: “Como escrever a história da França hoje?”. Revista de história social. Campinas- SP, 1996. Nº3. p.127-154.

HARTOG, François. Tempo, história e a escrita da história: A ordem do tempo. Tradução do prof. dr. Francisco Murari Pires. Revista de História 148 (1º- 2003) p. 09- 34.

HARTOG, François. A história entre tempos: François Hartog e a conjuntura historiográfica contemporânea. História: questões e debates, Curitiba, n. 53, p. 229-257. Editora UFPR, jul/dez. 2010.

FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. Trad. de Gilda Aquino. São Paulo: Brinque-book, 1995.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.

LOBATO, Monteiro. O museu da Emília. Adaptação em prosa de Flávio de Souza. Ilustrações de Carlo Geovani. 1º ed. São Paulo: FTD, 2013.

MORAES, Vinicius. A arca de noé. Rio de Janeiro: Sabiá, 1970.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Trad. Constança Marcondes Cesar. Campinas: Papirus, 1994, Tomo I.

ROCHA, Ruth. De hora em hora... ilustração de Helena Alexandrino. 3º ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998. Coleção hora dos sonhos.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os Pensadores).

VAZ, Aline Tabosa. A visão de Santo Agostinho sobre o tempo. Monografia UFMT. Cuiabá, 2009.

VILLELA, Bia. Era uma vez um gato xadrez. 2º ed. São Paulo: Escala Educacional, 2006. Coleção sim.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Como Citar

Maria Roque da Silva Cavalcante de Barros, T. (2021). ENSINO DE HISTÓRIA E NOÇÕES TEMPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação E (Trans)formação, 6, 49–63. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4522

Edição

Seção

Relatos de experiência