TAMBORES URBANOS: A MÚSICA DA BANDA CHICLETE COM BANANA EM UMA TURMA DE EJA COM UMA ABORDAGEM DA MULTICULTURALIDADE

Autores

  • Lucas Spinelli Ferreira Silva Graduando em Licenciatura em Pedagogia Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Geneilson Maraba Alves Graduando em Licenciatura em Pedagogia Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jadiel Djone Alves da Silva Graduando em Licenciatura em Pedagogia Unidade Acadêmica de Garanhuns / Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Multiculturalidade, Axé Music, Banda Chiclete com Banana, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este estudo pretende abordar o estudo da Multiculturalidade, com destaque para o AxéMusic, enfocando a Banda Chiclete com Banana. Assim, ao reconhecer os aspectos sociopolítico-culturais do Axé e das músicas da referida Banda, os relacionaremos ao cotidiano escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, a fim de investigar se a inserção de tal obra musical coopera para a percepção e a reflexão da Multiculturalidade presente em nosso país. Para tanto, alguns procedimentos metodológicos estão sendo seguidos: apresentar o Axé Music como um movimento cultural e social oriundo da periferia negra de Salvador, em sua ligação com a cultura africana até a formação dos Blocos Afro; identificar a Banda Chiclete com Banana como processo da evolução musical e cultural do Axé Music e, por fim, reconhecer os alunos da Educação de Jovens e Adultos como um público multicultural. No que se refere à pesquisa de campo, um projeto de intervenção foi realizado em 5 etapas com 40 minutos cada etapa, sendo vivenciado com alunos do 2º ciclo da Educação de Jovens e Adultos, em uma Escola Municipal de Garanhuns, em Pernambuco. Os resultados obtidos, foram a partir de entrevistas com professoras dessa modalidade de ensino, em que se percebeu uma visão conservadora com relação ao ensino de Arte e Cultura, especialmente quando questionadas sobre o Axé Music como forma de se preservar a cultura negra no Brasil e de seu uso para discutir sobre a diversidade cultural. Por outro lado, a realização de algumas entrevistas com artistas do Axé Music, entre eles, Bell Marques, exvocalista e um dos fundadores da Banda Chiclete com Banana, constatamos que o mesmo acredita que as suas músicas e as do Axé apresentam aspectos estéticos da cultura negra que dialogam com elementos culturais de outras regiões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIUDICE, Claudia (org.). Biografia Chiclete com Banana. São Paulo: Abril, 2009.

GONÇALVES, Alberto Oliveira; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GUERREIRO, Goli. A trama dos tambores: a música afro-pop de Salvador / Goli Guerreiro. Prefácio de José Carlos Capinan. São Paulo: Ed. 34, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2005. 102p.

MARQUES, Bell. Entrevista concedida em 6 de março de 2015.

Downloads

Publicado

2016-04-18

Como Citar

Silva, L. S. F., Alves, J. G. M., & Silva, J. D. A. da. (2016). TAMBORES URBANOS: A MÚSICA DA BANDA CHICLETE COM BANANA EM UMA TURMA DE EJA COM UMA ABORDAGEM DA MULTICULTURALIDADE. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/761

Edição

Seção

Artigos