AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NA EDUCAÇÃO, NO ENSINO DE GEOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO PRÁTICA EM SALA DE AULA NA ESCOLA JOSÉ PEREIRA SOBRINHO, ARAPIRACA-AL

Autores

Palavras-chave:

TIC’s. Ensino de Geografia. Ensino-aprendizagem

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) no âmbito educacional é um tema que gera muitos questionamentos. Visando entender esse processo, este estudo objetiva analisar a influência do uso das novas tecnologias como recursos didáticos no ensino e nas aulas de Geografia, bem como, a contribuição dessas inovações no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino Fundamental II nas turmas de 6º ano “A” e “B” da escola mencionada. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada baseia-se em estudos teóricos referenciados a partir de Castells (2011), Neto (2002), Santos (2006), dentre outros, os quais mostram a importância da quebra dos velhos paradigmas que fundamentam a escola, além da pesquisa a dados primários na escola.  A pesquisa pautou-se com base nas práticas tecnológicas e no desenvolvimento de atividades aplicadas nas aulas de Geografia na Escola Municipal José Pereira Sobrinho, zona rural de Arapiraca-AL, visando analisar as inovações e atratividade para o ensino de Geografia. Os resultados revelam um quadro favorável quanto à utilização das tecnologias nas aulas de Geografia na instituição pesquisada, visto que foi possível perceber que o desempenho dos alunos mostrou-se mais participativo e proveitoso.

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Biografia do Autor

José Leandro Alves Viana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Especialista em Ensino de Geografia, UFAL 2015, Especialista em Gestão, Supervisão e Orintação Educacional, UCAM 2015, Especialista em Gestão de Pessoas, UCAM 2015, Graduado em Geografia, UPE 2010, Graduado em Administração, UNOPAR 2011, Atualmente professor efetivo do Estado de Alagoas.

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Publicado

2016-10-29

Como Citar

Alves Viana, J. L. (2016). AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’s) NA EDUCAÇÃO, NO ENSINO DE GEOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO PRÁTICA EM SALA DE AULA NA ESCOLA JOSÉ PEREIRA SOBRINHO, ARAPIRACA-AL. Educação E (Trans)formação, 1(2), 148–163. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/883

Edição

Seção

Artigos