ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Língua Estrangeira. Inglês Instrumental. Competência Leitora.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central avaliar o potencial da abordagem instrumental de ensino de língua estrangeira, para o desenvolvimento da habilidade leitora em língua inglesa de alunos do terceiro ano do Ensino Médio, em etapa de preparação para os exames vestibulares.  Por meio de um trabalho realizado em oficinas de leitura e compreensão textual, e com foco na abordagem instrumental do ensino de línguas, buscamos tanto aprimorar a capacidade de leitura e compreensão textual em inglês dos alunos, como também conscientizá-los do potencial que possuem como leitores ativos e autônomos, trabalhando, ainda, os aspectos motivacionais para a aprendizagem de línguas estrangeiras.  A metodologia adotada envolveu aulas presenciais, com atividades realizadas prioritariamente em pares e grupos de cooperação, que permitiram desenvolver, ao longo dos encontros, um processo de ensino-aprendizagem, relevante significativo. Os resultados, portanto, levaram-nos a crer que, quando os objetivos da aprendizagem são muito específicos, e com forte limitação de tempo para que sejam alcançados, o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa - pautado na abordagem instrumental - surge como uma alternativa para o professor implementar seu plano de ensino de maneira mais produtiva, ágil, expressiva e eficiente. Isso porque, por meio da referida abordagem para o ensino da leitura em língua estrangeira, o professor poderá oferecer aos aprendizes o suporte mais indicado e eficaz para que estes possam desenvolver a habilidade pretendida na língua-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdelino Lourenço da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Graduado do Curso de Licenciatura Plena em Letras (UFRPE/UAG), com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. Participou de diversos cursos e projetos na área de Língua Inglesa, como: Extensão Universitária em Tópicos Avançados em língua Inglesa (TALI); Extensão Universitária - Pronúncia do Inglês Norte Americano; A música como elemento facilitador do ensino de Língua Inglesa; além de realizar atividades de monitoria nas disciplinas Língua Inglesa III e Língua Inglesa IV, componentes curriculares do Curso de Letras da UFRPE/UAG, e estágio no Programa de Língua e Informática (PROLINFO). Possuindo, assim, experiência na área do ensino de Língua Inglesa.

Diana Vasconcelos Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada ao ensino de língua inglesa e de língua inglesa instrumental. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem; língua inglesa; inglês instrumental, mediação, aprendizagem cooperativa, Vygotsky; mediação, interação, escrita, reescrita, sociointeracionismo e cognição, ciência, processos mentais. Desde março de 2013, atua como Professora Adjunta, em regime de DE no curso de Letras (Língua Inglesa), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Representante do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF - Inglês) na UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG).

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3.ed.Campinas, SP: Pontes,2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º. e 4º. ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL/SEMTEC (PCN) + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Volume Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,2002

BLOOR, M The English Language and ESP Teaching in the 21st Centrury. In MEYER; F BOLIVAR; FEBRES; SERRA M; ESP in Latin America. Universidad de Los Andes. Cobbere,1997.

BORGES, E.F.do V. Discernimento do Esteio Teórico nos PCN de Língua estrangeira- Ensino Fundamental. (Tese mestrado). Universidade Estadual de Campinas, 2003.

CELANI, M.A.A Introduction. In: CELANI, M.A.A. et al. ESP in Brazil: 25 Years of Evolution and Reflection. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2005

DESLANDES SUELY; GOMES ROMEU; MINAYO MARIA. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 30 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

HUTCHINSON, T; WATERS, A. English for specific purposes: a learning centred approach. Cambridge: CUP, 1987.

MONTEIRO, M.F.C. O ensino do Inglês Instrumental voltado para a leitura na

cidade de Manaus: origens e tempos presentes. 1999. 80 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 1999.

NORMAN, D. A.; BOBROW, D. G. Sobre el Papel de los Procesos Activos de la Memoria en la Percepción ye em La Cognición. In: COFER, C. H. N. (Ed.). Estrutura de la Memoria Humana. Barcelona: Omega, 1979, p. 127-147.

Downloads

Publicado

2016-10-29

Como Citar

da Silva, V. L., & Lopes, D. V. (2016). ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM INSTRUMENTAL. Educação E (Trans)formação, 1(2), 33–46. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/889

Edição

Seção

Artigos