O USO DA CAIXA DE JOGOS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aline Matias Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Maria Vitória de Freitas Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Valéria da Silva Conceição Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Jogos Didáticos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o uso dos jogos didáticos de alfabetização distribuídos pelo Ministério da Educação, para as turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com quatro professoras do município de Jucati-PE. Os dados foram analisados a partir de teóricos como Soares (2004), Ferreiro (1991), Morais (2012), Kishimoto (2008), Ide (2008), Huizinga (1993), Freire (1996) e o Manual Didático de Jogos de Alfabetização (2014). A utilização de entrevistas semiestruturadas nos permitiram compreender como os professores concebem o uso desse material em sala de aula, se obtiveram formação sobre como utilizá-los, quais as contribuições para a aprendizagem dos alunos e a importância da caixa de jogos como elemento facilitador dessa aprendizagem.

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Referências

Ferreiro 1991, Soares 2004, Huizinga 1993, Morais 2012, Ide 2008, Freire 1996, Kishimoto 2010, Manual Didático de Jogos de Alfabetização 2008.

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Publicado

2016-10-29

Como Citar

Maciel, A. M., Pereira, M. V. de F., & Conceição, V. da S. (2016). O USO DA CAIXA DE JOGOS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação E (Trans)formação, 1(2), 132–147. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/894

Edição

Seção

Artigos