LUZ DO SABER EJA: UM SOFTWARE PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BASEADOS EM PRINCÍPIOS FREIRIANOS

Autores

  • Adriana de Araújo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Software Livre. Educação. Alfabetização. Jovens e Adultos.

Resumo

A alfabetização de jovens e adultos articulada a sua realidade social pode proporcionar o acesso dos educandos da EJA a cidadania. Freire concebe o processo de alfabetização por uma “ótica libertadora”. Através do diálogo o educando tem a oportunidade de superar sua visão ingênua de mundo e refletir criticamente sobre o processo de aprendizagem. A utilização da informática na educação pode se tornar uma ferramenta facilitadora na aprendizagem da leitura e escrita. O referente artigo propõe refletir sobre as contribuições de um software de alfabetização para jovens e adultos embasado na abordagem freiriana. Além disso, verificar se esse software comtempla as especificidades inerentes aos educandos da EJA. Para abordar o tema, pesquisa foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental visando levantar produções técnico - cientificas a cerca do objeto de. O software Luz do Saber EJA é uma ferramenta dinâmica e motivadora com potencial para desenvolver a capacidade critica e criativa dos educandos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Araújo Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns

Referências

ALMEIDA, Maria. Elizabeth. Bianconcini. et.al (org). Integração das Tecnologias na Educação: salto para o futuro. Secretária Especial de Educação a Distância. SEED/MEC, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981.

FERREIRO, Emília. et.al . A Representação da Linguagem e o Processo de Alfabetização. México: Do Departamento de Pesquisas Educacionais, Centro de Pesquisas e de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo et.al . Por uma Pedagogia da Pergunta. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GADOTTI, Moacir. Convite à Leitura de Paulo Freire. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2004.

PEREIRA, Lisandra. Locatelli. et al. Softwares educativos: Uma Proposta de Recurso Pedagógico para o Trabalho de Reforço das Habilidades de Leitura e Escrita com Alunos dos Anos Iniciais. 2009. f. 13. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação. UFSM, Santa Maria, RS, 2009. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13587/8556.> Acesso em: 12 jul. 2016.

SEVERINO, Antônio. Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade: Campinas, vol.23, n.81, p.143-160, dez. 2002.

VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. 1997. Texto publicado na: Pátio - revista pedagógica. Editora Artes Médicas Sul. Ano 1, Nº 1. Disponível em: <http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/215.pdf> Acesso em: 20 jun. 2016.

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre#cite_note-1. Acesso em 25. Jul. 2016.

XAVIER, Antônio Carlos. Letramento digital e ensino. Texto eletrônico, 2007. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/artigos.htm. Acesso em: 27 jul. 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-29

Como Citar

de Araújo Lima, A. (2016). LUZ DO SABER EJA: UM SOFTWARE PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS BASEADOS EM PRINCÍPIOS FREIRIANOS. Educação E (Trans)formação, 1(2), 114–131. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/900

Edição

Seção

Artigos