GÊNEROS TEXTUAIS: TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA

Autores

  • Jucélia Gonçalves Cumarú de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UFRPE UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS-UAG

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Interdisciplinaridade. Letramento. Numeramento. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Esse trabalho traz a análise de algumas atividades contidas no Livro Didático (LD) Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos da Coleção Vida Nova das autoras Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança Editora FTD, 2009 sobre dois gêneros textuais (conta de água e rótulo de embalagem), que despertam a importância da intervenção do professor em ir além do que o livro propõe, utilizando estratégias para o ensino interdisciplinar (Português e Matemática) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito é contribuir com sugestões que ampliam as atividades já contidas no livro, despertando a reflexão acerca das informações que esses gêneros textuais trazem como possibilidade de se fazer um trabalho interdisciplinar onde se possa, ao mesmo tempo, proporcionar o letramento e numeramento do aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sem que o professor se limite apenas as atividades contidas no livro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucélia Gonçalves Cumarú de Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO-UFRPE UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS-UAG

GRADUANDA EM LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Referências

ADELINO, Paula Resende; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas. Revista Brasileira de Educação, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu /v19n56/v19n56a10.pdf>. Acesso em: 18 de jun. de 2016.

ARROYO, Miguel. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos: in SOARES, Leôncio (org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/ SECAD-MEC/UNESCO, 2006.

BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. 2011. Disponível em: . Acesso em 24 de jun. de 2016.

CARPANEDA, Isabella; BRAGANÇA, Angiolina. Vida Nova: Alfabetização. Educação de Jovens e Adultos. Edição Renovada. Ed. FTD, São Paulo: 2009.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Sobre a adoção do conceito de numeramento no desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas na educação Matemática de jovens e adultos. Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 de jun. de 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista Ideação, 2008.

MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. São Paulo: Loyola, 1994.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. Campinas-SP: Ação Educativa, 2001.

OTA, Ivete Aparecida da Silva. O livro didático de língua portuguesa no Brasil. Educar, Curitiba: Editora UFPR, 2009 p. 211-221. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a16.pdf>. Acesso em: 10 de jul. de 2016.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1988.

TOLEDO, Maria Elena Roman de Oliveira. Numeramento, metacognição e aprendizagem Matemática de jovens e adultos, Educação on-line, 2003. Disponível em: . Acesso em: 18 de jun. de 2016.

Downloads

Publicado

2016-10-29

Como Citar

Medeiros, J. G. C. de. (2016). GÊNEROS TEXTUAIS: TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EJA. Educação E (Trans)formação, 1(2), 81–97. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/908

Edição

Seção

Artigos