Tradição discursiva e historicidade do gênero textual

cartas de leitor na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Tradição Discursiva, Carta De Leitor, Sequência Didática

Resumo

As tradições discursivas são ocorrências textuais e linguísticas que perpassam o tempo e a língua em que estão sendo usadas, podem ser utilizadas por um determinado grupo social num determinado tempo, para servir a uma determinada finalidade comunicativa (CARVALHO e ZAVAM, 2018). Com base nesseconceito, foi possível analisar as cartas de leitor, tendo em vista que os gêneros são uma dimensão das tradições discursivas. O presente artigo trata o gênero textual em seu contexto de produção, com o objetivo de propor uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que contemple diferentes dimensões de ensino, considerando versões da carta de leitor do passado e do presente. Das cinco variantes identificadas por Costa (2009), a sequência foi proposta com base na carta de leitor opinativa, a fim de estimular o conhecimento acerca do gênero, da língua e de trabalhar a escrita de modo gradual e contextualizado, como um processo de aprendizagem contínuo

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Biografia do Autor

Valéria Severina Gomes

Professora do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE).

Bianca do Carmo Pereira Brito

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE).

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Publicado

2021-02-05

Como Citar

Gomes, V. S. ., & Pereira Brito, B. do C. . (2021). Tradição discursiva e historicidade do gênero textual: cartas de leitor na sala de aula. Encontros De Vista, 24(2), 3–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4145

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Artigos