Grafites em escolas públicas

potenciais educativo e expressivo

Autores

  • Renata Carvalho da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Grafite, Identidade, Educação

Resumo

Este artigo fundamenta-se nos resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Essa pesquisa vincula-se ao Projeto Muros da Univer(c)idade: identidade, memória e sócio-história discursiva e tem como tema a influência pedagógica do grafite em contextos educacionais do Grande Recife. O objetivo é analisar, sobretudo com o suporte teórico dos estudos sociais, pedagógicos e do discurso, os potenciais educativo e expressivo dos grafites inscritos em escolas públicas da cidade de Recife. Abordaremos aqui o grafite como uma escrita sócio-histórica-discursiva presente no cotidiano das pessoas, bem como no cotidiano de algumas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Carvalho da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e aluna-pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Referências

COSTA, Leonardo Araújo da. O produto gráfico da mídia muro na cidade do Recife. Monografia apresentada à Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do grau de Bacharel em Desenho Industrial / Programação Visual, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra , 1988.

GITAHY, Celso. O que é graffiti. São Paulo: Brasiliense, 1999. (Coleção Primeiros Passos).

IAPECHINO, Mari Noeli Kiehl e GOMES, Valéria Severina. As cidades nas escritas da cidade: identidade, memória e autoria. In: RAÍDO: Revista do Programa de

PósGraduação em Letras da UFGD. Ano1, n.2 (jul. / dez. 2007). Dourados, MS: UFGD, 2007.

LUNA, Carlos Eduardo Falcão; OLIVEIRA, Fábio Alves de; MENDONÇA, Jhonnatta Gomes; ASSIS, Rodrigo Vieira de. O grafite: uma forma de expressão social. In: Revista Encontros de Vista, 2ª edição, 2008 - ISSN 1983-828X

MARCONDES, Marli. Imagens coletivas: fotografia e arquivos públicos. Campinas, SP: Mercado de Letras Edições e Livraria Ltda, 2003.

OLIVEIRA, Eliana. Identidade, intolerância e as diferenças no espaço escolar: questões para debate. Revista Espaço Acadêmico – Ano 1 – N0 07 – Dezembro de 2001 – Mensal – ISSN 1519.6186.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Traçando olhares: uma introdução à construção sociológica da cidade. São Paulo: Editora Stud Nobel; EDUC, 2000 (Coleção Cidade Aberta).

Downloads

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Carvalho da Silva, R. (2021). Grafites em escolas públicas: potenciais educativo e expressivo. Encontros De Vista, 3(1), 53–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4318

Edição

Seção

Artigos