Platão e Nietzsche

verdade e metáfora na linguagem

Autores

  • José Ferrari Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Linguagem, Verdade, Metáfora, Conhecimento, Significação

Resumo

A questão da possibilidade de conhecimento verdadeiro sobre a realidade através da linguagem é considerada a partir da análise do problema da figuratividade da linguagem e das condições de um estudo científico dos sentidos literais e não-literais. Discute-se o tratamento dado à questão da metáfora e de suas implicações para a construção de uma teoria geral do significado e para a elaboração de uma teoria epistemológica sobre a realidade objetiva, tanto do ponto de vista de teorias semânticas e linguísticas quanto da perspectiva da Filosofia. Cotejam-se as propostas filosóficas de Platão e Nietzsche nesse campo, com vistas a uma delineação geral dessa problemática, amparadas por contribuições advindas da Psicologia, da Linguística e da Semântica. O objetivo é ilustrar o quanto se está distante de uma solução definitiva para a questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferrari Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutor em Estudos da Linguagem (PUC/RJ) e Professor Adjunto de Teoria Linguística da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST).

Referências

ARROYO, R. e RAJAGOPALAN, K. O Ensino da leitura e a escamoteação da ideologia. In: Arroyo, R. (Org.) O signo desconstruído: implicações para tradução, a leitura e o ensino. Campinas, SP: Editora Pontes, 1992.

AUROUX, S. A Filosofia da Linguagem. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1998.

BELO, F. Linguagem e Filosofia: algumas questões para hoje. Lisboa: Imprensa Nacional, 1987

LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

NEF. F. A linguagem, uma abordagem filosófica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira no sentido extra-moral. Tradução de Rubens Rodrigues T. Filho. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na Filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 1996. (Coleção Filosofia).

PLATÃO. Diálogos. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. Universidade do Pará. (vol. IX – Crátilo).

SADOCK, J.M. Figurative speech and linguistics. In: Ortony, A. Metaphor and thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

Downloads

Publicado

2021-05-06

Como Citar

Ferrari Neto, J. (2021). Platão e Nietzsche: verdade e metáfora na linguagem. Encontros De Vista, 3(1), 84–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4321

Edição

Seção

Artigos