O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe do 3º ano do ensino médio

Autores

Palavras-chave:

livro didático de português, avaliação em larga escala, descritores

Resumo

O livro didático representa por parte de muitos alunos, e até professores, o principal meio de acesso à cultura letrada. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e, por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando, então, a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e à avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada para compor o corpus contempla os descritores presentes na Matriz de Referência do SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação com as questões utilizadas no livro didático, pudemos refletir sobre algumas limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados noreferido exame. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógico traz todos os descritores da prova; no entanto, a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvana Myrelly de Lima Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada do curso de Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec/UFRPE).

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor doDepartamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DL/UFRPE).

Referências

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Campinas, 1997. 262f.

BONAMINO, Alícia; SOUZA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.

CAED/UFJF. Revista do Professor: Língua Portuguesa. SAEPE, 2018.

CAED/UFJF. Matriz de referência. Disponível em:<http://www.saepe.caedufjf.net/osistema/matriz-de-referencia/>. Acesso em: 10 mar. 2019.

COUTO, J. M. Explorando as potencialidades da língua e da literatura infantil e juvenil. In: AZEVEDO, F. (Ed.). Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos nucleares para professores do ensino básico. Lisboa, Lidel, 2006, p. 245-282.

GUIMARÃES, V. C. A conexão textual em livros didáticos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: uma tentativa de formulação de uma gramática textual. In: ROJO, R. & BATISTA, A. (Orgs.) Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003, p. 153-166.

ORMUNDO, Wilton e SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua. Literatura, Produção de Texto e Linguagem. 1ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

PERNAMBUCO. Currículo de Português para o Ensino Médio. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

PERNAMBUCO. Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Língua Portuguesa. Ensino Fundamental e Médio. Secretaria de Educação, 2012.

SOARES, M. B. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1o e 2o graus. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Lima Barbosa, G. M. de, & Ávila dos Anjos Luna, E. . (2021). O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe do 3º ano do ensino médio. Encontros De Vista, 26(2), 3–14. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4783

Edição

Seção

Artigos