O gênero "Projeto de pesquisa" em feiras de ciências

um ensino construtivista

Autores

Palavras-chave:

aprendizagem significativa, projetos de pesquisa, letramento científico

Resumo

A necessidade de fomentar o interesse pelo universo científico nos contextos educativos brasileiros, desde a educação básica, parece cada vez mais urgente. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o gênero projeto de pesquisa e aprendizagem significativa, a partir da proposta de feiras de ciências em contextos escolares e a percepção do letramento científico como um caminho para emancipação dos sujeitos, uma possibilidade de tornar os indivíduos independentes na busca por soluções de problematizações de interesse individual e social. Respondemos ao seguinte questionamento: “como promover uma aprendizagem significativa por meio do gênero projeto de pesquisa na educação básica levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e sua formação cidadã?”. No percurso metodológico, analisamos questionários aplicados a 10 professores e 10 alunos que participaram de eventos científicos em seus ambientes escolares. A análise foi embasada em autores como Behrens (2000), Moraes (2002 e 2004) e Tfouni (2002). Como resultados, percebemos que a prática da pesquisa no cotidiano escolar e a participação em feiras de ciências incentivam que o estudante seja um produtor de conhecimento, tornando o ambiente mais dinâmico e atrativo. Do mesmo modo, os estudantes, ao iniciarem um processo de construção de projeto, utilizam a pesquisa científica, estabelecem relações dinâmicas entre áreas do conhecimento, fazem questionamentos e buscam soluções de problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais de caráter local, nacional e/ou global e produzem gêneros dos mais diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilda Rosa da Conceição, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada do curso Licenciatura em Letras português e espanhol pela Universidade Federal Rural dePernambuco. E-mail genilda.rosa@ufrpe.br. 

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail:valeria.sgomes@ufrpe.br. 

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Conceituando alfabetização e letramento. In: FERRAZ SANTOS Carmi; MENDONÇA; Márcia (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, p.11-23, 2007.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2000.132 p.

CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. A Canção da Inteireza – Uma visão holística da Educação. São Paulo – SP, Summus Editoral, 1995.

COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção do Conhecimento. Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1994.

MARTINS, José Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986

MORAES, R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, R; LIMA,V.M.R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS,2002.

MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M.C. Pesquisar e aprender em Educação Química: Alguns pressupostos teóricos. 2004. mimeo.

ONRUBIA, Javier. Ensinar: Criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir: In: COLL, César (Org) O Construtivismo na sala de aula. São Paulo; Ática, 2003.

PALACIOS, Jesus; COLL, César; MARCHESI, Árvore. Psicologia e Educação. 2 ed. Editora Artmed. 2004.

RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, R. LIMA, Valderez M. do R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. 5 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da nossa Época; v. 47).

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

da Conceição, G. R. ., & Gomes, V. S. . (2021). O gênero "Projeto de pesquisa" em feiras de ciências: um ensino construtivista. Encontros De Vista, 26(2), 43–60. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4786

Edição

Seção

Artigos