PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA

Autores

  • Claudio Novaes UEFS

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Escola, Lei

Resumo

O dispositivo 13.006 acrescenta na Lei das Diretrizes de Base da Educação/LDB um inciso com a seguinte redação: “a exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, sendo a sua exibição obrigatória por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais”. A partir deste marco legal sobre a inclusão do cinema na sala de aula problematizamos em três etapas este tema: qual é a estrutura institucional da escola brasileira e formação do professor para executar este dispositivo; e, para finalizar, apresentamos um exemplo de análise cinematográfica focada na inserção contextualizada do cinema como instrumento de formação pedagógica do olhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, W. Obras Escolhidas – magia e técnica, arte e política. 6ª ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993.

CABRERA, J. O Cinema Pensa – uma introdução à filosofia através dos filmes. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CARRIÈRE, Jean-Claude. A Linguagem Secreta do Cinema. Trad. Fernando Albagli e Benjamin Albagli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DUARTE, R. Cinema & Educação. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense, 2007.

PARENTE, A. (org). Cinema/Deleuze. São Paulo: Papirus, 2013.

SALIBA, M. E. F. Cinema Contra Cinema – o cinema educativo de Canuto Mendes (1922-1931). São Paulo: Annablume, 2003.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Novaes, C. (2017). PEDAGOGIA DO OLHAR: ESTRATÉGIAS DAS ADAPTAÇÕES E O CINEMA NACIONAL NA ESCOLA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 3(1), 29–47. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1423

Edição

Seção

ARTIGOS