A Polícia Militar da Bahia e o primeiro movimento reivindicatório no século XXI: a circulação de sentidos

Autores

  • Aretuza Pereira Santos UNEB

Palavras-chave:

Polícia Militar, Greve, Estado, Sentidos.

Resumo

Neste artigo, discutimos o processo de produção de sentidos em alguns dizeres que circularam na sociedade baiana em torno do movimento reivindicatório da Polícia Militar da Bahia ocorrido no ano de 2001. Durante o movimento reivindicatório, a relação que se estabeleceu entre grevistas-militares e representantes do governo fora marcada por fortes tensões, bem como na sociedade e na mídia, de modo geral, há crescente efervescência nas discussões sobre a PM poder ou não poder fazer greve, e sobre a greve da polícia ser ou não ser legal, legítima. A Análise do Discurso pecheuxtiana, enquanto prática de compreensão histórica dos processos semânticos, permite compreender como essas tensões se processam no campo da linguagem. Com efeito, nesses embates ideológicos, o ato de resistir, no campo discursivo-ideológico, deve considerar a capacidade dos sujeitos históricos em sublevar-se contra a dominação, instaurando um confronto social com efeitos sobre as práticas discursivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, J.R. Tropas em protesto: o ciclo de movimentos reivindicatórios dos policiais militares brasileiros em 1997. [2010]. V.I. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo: FFLCH/USP, 2010.

______. Farda, coturno e democracia: policiais militares em greve. In: MOTTA, R. P. (Org). Culturas Políticas na História: Novos Estudos. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2014.

______. Identidade militar e resistência: soldados em greve. Revista Interações: Cultura e Comunidade, vol. 2, nº. 2. Uberlândia: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007.

BERNARDO, J. [1991]. Economia dos Conflitos Sociais. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

BORGES, C. Para governador da Bahia, PMs participaram de saques. Salvador, Jornal Folha de São Paulo: 19 de julho de 2001. Entrevista concedida a Luiz Francisco. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u33245.shtml>. Acesso em: 02 fev. 2015.

COUTINHO. L. Pânico em Salvador: A polícia promove a anarquia nas ruas e a bandidagem aproveita enquanto o governador viaja para fazer política. [18 de julho, 2001]. Revista Veja: O Tamanho da Encrenca. Editora Abril, n. 1709, 2001. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx>. Acesso em: 10 abr. 2014.

LAGAZZI, S. O desafio de dizer não. Campinas, SP: Pontes, 1988.

RANCIÈRE, J. O Desentendimento: política e filosofia. Tradução de Ângela Leite Lopes. São Paulo: Editora 34, 1996.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: SP. Pontes, 2009.

______. A linguagem e seu funcionamento: as formas de discurso. Campinas, SP: Pontes, 2003.

______. Discurso e Texto: Formulação e Circulação dos Sentidos. Campinas, SP: Pontes, 2012a.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni P. Orlandi [et al.] Campinas: Unicamp, 2009 [1975].

______. A forma-sujeito do discurso na apropriação subjetiva dos conhecimentos científicos e da política do proletariado. In: PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2009 [1975].

______. Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2009 [1975].

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Santos, A. P. (2021). A Polícia Militar da Bahia e o primeiro movimento reivindicatório no século XXI: a circulação de sentidos. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 4(1), 101–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1560