Breves reflexões no entrelaçamento epistêmico de “O nome da rosa”

Autores

  • Lélio Favacho Braga Universidade Nove de Julho - UNINOVE- SP
  • Aline Nascimento Braga Universidade Federal do Pará - UFPA.
  • Maria Gilvania da Silva Alves Universidade Federal do Pará - UFPA.

Palavras-chave:

O nome da rosa, Umberto Eco, Leitura comparada, Entrelaçamento epistêmico

Resumo

Este estudo objetiva refletir o entrelaçamento epistêmico de várias áreas do conhecimento presentes no romance O Nome da Rosa, do escritor italiano Umberto Eco. O livro evidencia a relação entre o cinema e a história, a literatura e a história e a literatura com o cinema, considerando ainda, a significativa imersão no âmbito filosófico envolvendo toda a trama. Dessa forma, a análise do presente estudo se torna mais abrangente e apresenta ao leitor uma fonte riquíssima de recursos e conhecimentos no entrelaçamento epistêmico presente no texto de Eco. No desenvolvimento deste estudo é destacado que o romance de Eco é inegavelmente denso, escrito com bastante humor, dando o conhecimento de como era viver em um mosteiro medieval, tendo como temática central a liberdade de estudo, de ensino e da livre circulação do conhecimento. Pode-se dizer então, que o foco central da obra gira em torno do dogmatismo religioso, o qual considerava o conhecimento bastante perigoso. Na conclusão, considera-se o nível de envolvimento do literato com aspectos de distintas áreas do conhecimento, valendo ressaltar, que, o livro faz explicitamente, referência à “arte poética”, obra do filósofo Aristóteles. Diante do exposto, a referida análise é de cunho bibliográfico e teórico suscitando um estudo comparativo entre o texto literário e o texto cinematográfico, envolto de aspectos de outras áreas do conhecimento no entrelaçar da trama literária, a exemplo da relação entre Cinema e História. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lélio Favacho Braga, Universidade Nove de Julho - UNINOVE- SP

Licenciado Pleno e Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Pará/UFPA e Licenciado Pleno em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell. Especialista em Gestão Pública e em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva pela Universidade Candido Mendes/UCAM. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará/UFPA.  Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho/UNINOVE. Pesquisador do Grupefe - Grupo de Pesquisa e Estudos em Filosofia da Educação (PPGE-Universidade Nove de Julho/UNINOVE).

Aline Nascimento Braga, Universidade Federal do Pará - UFPA.

Graduada em Ciências Naturais - Licenciatura Plena e Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Pará/UFPA.

Maria Gilvania da Silva Alves, Universidade Federal do Pará - UFPA.

Graduanda em Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos/UNIMES. Graduação em Filosofia - Licenciatura Plena pela Faculdade Pan Americana/FPA. Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará/UFPA e em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Pará/UEPA.

Referências

COSTA, Antônio. Compreender o Cinema. 3. ed. São Paulo: Globo, 2003.

ECO, Umberto. O Nome da Rosa. 9. ed. Tradução de Aurora Bernardini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

____________. Pós-Escrito ao Nome da Rosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

HOWARD, David. Teoria e Prática do Roteiro. 3a ed. São Paulo: Globo, 2002.

LE GOFF, J. O Riso na Idade Média. In: BREMMER, J.; ROODENBURG, H. (Org.). Uma História Cultural do Humor. Rio de Janeiro: Record, 2000.

PALMA, Glória. Literatura e Cinema: a demanda do Santo Grall e Matrix, Eurico, o Presbítero e a Máscara do Zorro. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

SILVA, Vitor. Teoria da Literatura. 6. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1994.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Braga, L. F., Braga, A. N., & Alves, M. G. da S. (2021). Breves reflexões no entrelaçamento epistêmico de “O nome da rosa”. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 4(1), 37–45. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1656