Pele clara, pele escura: os efeitos da colonização nos contos Princesa russa, de Mia Couto e O velho chefe Mshlanga, de Dóris Lessing

Autores

  • Letícia de Oliveira Galvão Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Colonização, Estudos Culturais, Identidade, Literatura.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a constituição da subjetividade tanto do negro quanto do branco durante a colonização tendo como base a análise da perspectiva identitária e de exílio em dois contos pós-coloniais. A perda da terra e o exílio em aldeias transformaram o espaço cultural do povo africano, que sem liberdade tornou-se escravo de seus senhores e de sua própria cor, um destino não escolhido, mas que os desqualifica como seres humanos. Neste caso, investigaremos a relação dos personagens Nádia, Fortin e Júri, em Princesa Russa, de Mia Couto, e de Patroinha, Mshlanga e Jordan em O velho chefe Mshlanga, de Dóris Lessing, observando se há a (des) construção da identidade deles durante este período e como ambos os contos apresentados mostram traços de resistência à escravidão por parte dos nativos africanos e, a representação do exílio e do nacionalismo tanto nas comunidades brancas quanto negras. Para tanto, será de grande uso como base teórica os estudos de autores como Edward W. Said, Stuart Hall e Homi Bhabha que procuram problematizar a questão da representação de identidade nas minorias. Com a análise aqui apresentada espera-se que o leitor possa compreender a importância da literatura pós-colonial para entendermos a visão do outro e seu reflexo, ainda na atualidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Oliveira Galvão, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Cultura e Literatura pela Faculdade de Educação São Luís (FESL) e Mestranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Referências

ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruma. 12ª ed. São Paulo: Editora Cultrix: 2005.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila Eliana Lourenço de Lima Reis Gláucia Renate Gonçalves. 2ª Ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

COUTO, Mia. Cada homem é uma raça. 3ª Ed. Lisboa: Caminho, 1990.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de Enilce Alberfaria Rocha, Lucy Magalhães. Juiz de Fora. Ed. UFJF, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 34ª ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2007.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre as relações raciais no Brasil: Uma breve discussão. In: Educação anti-racista: Caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03/. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

___________. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomas Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

LESSING, Dóris. O velho chefe Mshlanga. In: A terra do velho chefe. Tradução de Carlos Evaristo Marques. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 1973.

SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAID, Edward W. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

ZAMBRANO, María. Uma metáfora da esperança: As ruínas. Tradução de Rodrigo Lopes de Barros Oliveira. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Galvão, L. de O. (2021). Pele clara, pele escura: os efeitos da colonização nos contos Princesa russa, de Mia Couto e O velho chefe Mshlanga, de Dóris Lessing. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 5(1), 22–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/1845