Canudos: ressonâncias para além do Brasil

Autores

  • Andreia de Lima Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Veredicto, Canudos, Sertões, Intertextualidade, Engajamento

Resumo

Este ensaio tem por objetivo analisar o diálogo existente entre as obras Veredicto em Canudos, de Sándor Márai e Os Sertões, de Euclides da Cunha. Desde o título, da produção do húngaro, nota-se claramente a intertextualidade, principalmente se considerarmos que na constituição da própria palavra, intertextualidade, existe uma relação entre os textos. Assim, pretendemos realizar um estudo comparativo das obras supracitadas e discutir as peculiaridades que nos saltaram aos olhos e nos fascinaram diante desta sentença canudense.  Para tanto, nos fundamentamos, especialmente, nos seguintes textos: “O Soldado Adormecido”, de Vasques da Cunha e “A estratégia da forma”, de Laurent Jenny.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia de Lima Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Andreia de Lima Andrade é mestre em Literatura e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Doutoranda em Literatura e Interculturalidade, no Programa de Pós Graduação em Literatura e Interculturalidade, da Universidade Estadual da Paraíba. É professora assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atuando principalmente na área de Literatura Portuguesa. 

Referências

CANDIDO, Antonio. Ressonâncias. In: _____ O Albatroz e o clichê. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004

_________. O estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Fontes, 1979.

LAURENT JENNY. A estratégia da forma. Poétique: revista de teoria e análise literárias. Nº 27. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Trad. Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

VASQUES DA CUNHA, Martim. O soldado Adormecido. In: ______ A poeira da Glória. Rio de Janeiro: Record, 2015.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Andrade, A. de L. (2021). Canudos: ressonâncias para além do Brasil. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 5(1), 2–11. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2156