O ROMANTISMO EM PORTUGAL CONFORME A POESIA E A PROSA DE ALMEIDA GARRETT

Autores

Palavras-chave:

Romantismo; Almeida Garrett; Poesia; Prosa

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a obra de Almeida Garrett, delimitando as produções românticas, inclusive aquelas que apresentam algumas características neoclássicas, mas que estão vinculadas ao Romantismo em Portugal e ao contexto histórico, marcado por fortes movimentos políticos daquela época. Além disso, pretende evidenciar a vida de Garrett diante das revoluções sociais pertinentes no século XVIII até o século XIX, como também observar como isso influenciou nos seus escritos. Nesse contexto a análise recai, essencialmente, sobre a primeira e segunda gerações do Romantismo português, possibilitando uma leitura do passado – pois permite entender melhor a corrente do movimento romântico em Portugal e a importância das suas características tão valorizadas até hoje por romancistas e leitores apaixonados pela cultura do seu povo, sua nacionalidade e a intensidade com que os autores demonstravam seus sentimentos, particularidades essas presentes nos escritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annila Carolina Silva, UPE-Universidade de Pernambuco

Graduanda no curso de licenciatura em letras na UPE-universidade de Pernambuco- campus Garanhuns. 

Jailma Aparecida da Silva , UPE-Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns

Graduanda no curso de licenciatura em letras na UPE-universidade de Pernambuco- campus Garanhuns. 

Moises Monteiro de Melo Neto, Professor na UPE- Universidade de Pernambuco- Campus Garanhuns e na UNEAL- Universidade Estadual de Alagoas

Possui graduação em Letras (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e da UPE (Universidade Estadual de Pernambuco). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Dramaturgia, Literatura Comparada, Estudos Culturais, Produção Textual, Literaturas em Língua Portuguesa. É professor desde 1992. Autor de vários livros (dentre os quais: Abismos da Poeticidade, publicado pelo SESC, Notícias Americanas, Anticânone: literatura em Pernambuco a partir do século XX e Chico Ciência: a rapsódia afrociberdélica, pela Editora Comunicarte) e peças teatrais que recebeu menções honrosas e prêmios; atuou como colaborador do Suplemento Literário do Jornal do Commercio, Recife, nos anos 1990. Foi responsável pelo dramaturgismo da peça Um minuto para dizer que te amo, vencedora de vários prêmios, ficando em cartaz de 2017 a 2019. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior público no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e também do Programa de Pós- Graduação da Universidade Estadual de Alagoas. Em 2019 lançamentos o livro Shakespeare: um ensaio dramático. Seu livro CIRCO MÁGICO ALAKAZAM lançado em outubro de 2019, selecionado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, FUNCULTURA). Faz parte dos seguintes núcleos de pesquisa e extensão: Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários, Artes e Ensino: NELIEN e NÚCLEO DE ESTUDOS POLÍTICOS, ESTRATÉGICOS E FILOSÓFICOS: NEPEF. Publicará os próximos meses MANUAL DE LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. Também integra o projeto de extensão e pesquisa Letramentos e práticas discursivas LEPRADIS.

Referências

ABDALA JR, Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da literatura portuguesa. São Paulo: Ática, 1990.

GARRETT, Almeida. Camões. 5 ed. Lisboa: Impressa Nacional, 1858. Disponível em:http://purl.pt/17/3/#/41. Data de acesso: 11 de out. 2019.

______. Viagens na minha terra. Porto Alegre: L&PM, 2012

______. Folhas caídas. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000011.pdf. Data de acesso: 05 de out. 2019.

LOURENÇO, Eduardo. Da literatura como interpretação de Portugal (De Garrett a Fernando Pessoa). In:______. O Labirinto da Saudade – Psicanálise mítica do destino português. 3 Ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988, p. 79-118.

MOISÉS, Massaud. Romantismo (1825-1865). In: ______. A literatura portuguesa. 31 ed. São Paulo: Cultrix, 1962, p. 111-154.

______. Romantismo. In: ______. A literatura portuguesa através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2012, p. 233-293.

______. A literatura Portuguesa. São Paulo: Cultrix, 2008.

REIS, Carlos; PIRES, Maria da Natividade. Almeida Garrett e a Fundação do Romantismo Português. In: ______. História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. V: O Romantismo. Lisboa: Verbo, 1999, p. 55-100.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Carolina Silva, A., da Silva , J. A. ., & de Melo Neto, M. M. . (2021). O ROMANTISMO EM PORTUGAL CONFORME A POESIA E A PROSA DE ALMEIDA GARRETT . Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 6–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3992