REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE EMISSOR E TIPOS DE ARGUMENTOS EM CARTAS DE AMOR DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE

Autores

  • Eduardo de Lima Beserra UFRPE-UAST

Palavras-chave:

Análise Textual dos Discursos, cartas de amor, emissor, orientação argumentativa, representações discursivas.

Resumo

Neste artigo, apresentamos as análises das representações discursivas e a natureza dos argumentos utilizados pelo emissor em cartas de amor do Sertão do Pajeú, da década de 50 do século XX. O estudo concentra-se no escopo teórico da Linguística Textual, mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, empreendida por Jean-Michel Adam (2011). A pesquisa é de cunho qualitativo, seguindo os pressupostos da pesquisa documental. O corpus foi selecionado no Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco (LeDoc), ligado ao PHPB (Projeto Para a História do Português Brasileiro). Nossa hipótese é a de que as escolhas linguísticas usadas para constituir uma determinada representação, neste caso, a representação discursiva de emissor, é feita em razão de uma determinada intenção argumentativa – explicar-se, declarar-se, dar ênfase aos afetos direcionados ao destinatário das missivas. No procedimento analítico, valemo-nos das categorias teóricas: referenciação, predicação, modalização e conexão e dos tipos de argumentos empregados nos enunciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, Jean-Michel. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

GRIZE, Jean-Blaize. Logique naturelleet communications. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, Célia Regina dos Santos. Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval. São Paulo: Parábola, 2018.

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.

QUEIROZ, Maria Eliete. Representações discursivas no discurso político: “Não me sigla e legenda por acaso”: o discurso de renúncia do senador Antônio Carlos Magalhães (30/05/2001). 2013. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte, PPGEL, Natal, 2013.

RODRIGUES, Maria das Graças Soares; PASSEGGI, Luis; SILVA NETO, João Gomes. “Voltarei. O povo me absolverá...”:a construção de um discurso político de renúncia. In.: _____; _____; _____ (Orgs.). Análises textuais e discursivas: metodologias e aplicações. São Paulo: Cortez, 2010, p. 150-195.

SANTOS, Maria de Fátima Silva dos. As representações discursivas de vítima na construção dos sentidos em textos de inquéritos policiais. Odisseia, Natal, RN, v. n. 12, p. 76-94, jan./jun. 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Beserra, E. de L. (2021). REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE EMISSOR E TIPOS DE ARGUMENTOS EM CARTAS DE AMOR DO SERTÃO DO PAJEÚ-PE. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 135–148. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4161