TORNAR-SE NEGRO OU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO EM ASCENÇÃO SOCIAL, DE NEUZA SOUZA SANTOS

Autores

  • Francisco Vitor Macedo Pereira UNILAB
  • José Sandino Cavalcante de Alencar Gomes UNILAB

Palavras-chave:

Tornar-se negro, Neuza Souza Santos, Resenha

Resumo

Em seu livro, Tornar-se Negro (1983), a Psiquiatra e Psicanalista Neuza Santos nos traz uma série de reflexões a respeito dos fatores de neuroses e outras doenças psíquicas ocasionadas às pessoas negras no Brasil, em decorrência de suas compulsões de ajuste aos padrões estéticos e comportamentais do mundo branco. Em outras palavras, a autora exerce uma análise dos efeitos do racismo antinegro na formação da subjetividade das pessoas negras no Brasil, especificamente a partir da evidenciação da incidência de neuroses e adoecimentos psíquicos diversos à população negra em ascensão ou em busca de distinção social rumo ao mundo dos brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SANTOS, Neuza Souza. Tornar-se Negro ou as Vicissitudes da Identidade do Negro em Ascenção Social. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983.

Downloads

Publicado

2021-07-10

Como Citar

Macedo Pereira, F. V., & de Alencar Gomes, J. S. C. (2021). TORNAR-SE NEGRO OU AS VICISSITUDES DA IDENTIDADE DO NEGRO EM ASCENÇÃO SOCIAL, DE NEUZA SOUZA SANTOS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 8(1), 194–200. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/4310