OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS

Autores

  • Cidália Dinis Doutorada em Literaturas e Culturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira de Pós-doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas pela Unoversidade de Évora (FCT/POPH/QREN/UE). Investigadora do CITCEM.

Palavras-chave:

Poesia, Barroco, Sátira.

Resumo

Filho de uma época de profundas metamorfoses, Tomé Tavares (1570-1634) insere-se nas coordenadas de um espírito barroco, marcado pelo desnudamento das palavras e pela ‘guilhotina’ da sátira viperina e desmedida. Numa sociedade manchada pela hipocrisia e pelas frivolidades mundanas, a sátira burlesca surge como um sopro regenerador, dando lugar não só a um riso irreverente, muitas vezes de cumplicidade, mas também como factor de libertação mediante um mundo impregnado de valores deturpados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOCCACCIO, Giovanni. Decâmeron, tt. I, II. Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d.

CORREIA, Natália. Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica: dos cancioneiros medievais à actualidade. Lisboa: Ulisseia, 2000.

DINIS, Cidália. Obras Burlescas de Tomé Tavares – Estudo e Edição Crítica. Germany: Martin Meidenbauer, 2008.

FLORA, Francesco. Storia della Litteratura Italiana. vol. I. Verona: Arnoldo Mondadori, 1967.

HODGART, Mattew. La sátira. Madrid: s. e., 1969.

MOMIGLIANO, Attilio. História da Literatura Italiana: das origens até aos nossos dias. São Paulo: Instituto progresso editorial, 1948.

MORAIS, Cristóvão Alão de. Pedatura Lusitana, vol. III. Braga, 1997.

ROSA, António Ramos. Poesia, Liberdade Livre. Lisboa, 1986.

SHELLEY, Percy. Defensa de la poesia. Buenos Aires, 1946.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Dinis, C. (2015). OBRAS BURLESCAS DE TOMÉ TAVARES: REMINISCÊNCIAS BOCCACCIANAS. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 2(1), 4–13. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/541