COMPETÊNCIA DESCRITIVA: HABILIDADE A SER DESENVOLVIDA

Vânia Cristina de Oliveira

Resumo


Este artigo se propõe a pensar a necessidade do desenvolvimento da competência descritiva para a produção textual. Apoia-se nos estudos de Marquesi sobre o Descritivo (2004; 2012); bem como a produção textual e suas competências em Koch (2013); Koch e Elias (2012); Coutinho (2003); Beaugrande (1997); Marcuschi (2008) e Travaglia (2014, no prelo). Considera-se que a competência descritiva envolve um conjunto de habilidades de criação e recriação, de síntese e de análise, de atividade conjunta e refletida perante a construção de textos.

Palavras-chave


Texto; Competência descritiva; Categoria do descritivo

Texto completo:

PDF

Referências


BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey, Ablex, 1997.

COUTINHO, M. A. Texto(s) e Competência Textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.

______. O texto e a construção de sentidos. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2013. MARQUESI, S. C. A Organização do texto descritivo. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

______. Sequências textuais descritivas em textos opinativos: reflexões para o ensino. In: Mesa Redonda: Texto, Gramática e Ensino de Língua Portuguesa. Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português (IP-PUC/SP). 26 a 28 de abril de 2012, p.1-49.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual e ensino da língua. A ser publicado como capítulo do livro Linguística Textual e Análise da conversação (GTLAC) da ANPOLL. Uberlândia; ILEEL / Universidade Federal de Uberlândia. Cópia de inédito, outubro de 2014, 42 p. No prelo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2015 Entheoria: Cadernos de Letras e Humanas ISSN 2446-6115

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Departamento de Letras e Artes - Programa de Pós-graduação em Estudos Literários - UEFS (http://www2.uefs.br/ppgldc/revistas.html)