A Hora e a Vez, no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa.

Autores

  • Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Guimarães Rosa, Religiosidade

Resumo

Este trabalho se propõe a estabelecer um estudo sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, buscando discutir como Guimarães Rosa, ao recriar a relação do brasileiro com o catolicismo popular, reinventa a relação filosófica do homem com a religião. Para tanto, observa-se o desenvolvimento existencial de Nhô Nunes, de sua condição de homem violento e impetuoso, para uma nova situação de Augusto Matraga, de personalidade religiosa e resignada. Assim, este artigo detém-se em analisar como o protagonista gradativamente vai se desvinculando de códigos de honra nordestinos para incorporar uma postura filosófica universal sobre a relação entre a vida e a morte na trajetória humana. A base da reflexão deste artigo é a crença popular de que o momento da morte pode ser “a hora e a vez” da redenção de um homem, sendo abordada como o clímax da narração e de renovação da personagem. Pretende-se, portanto, verificar a trajetória de transformação existencial do protagonista, desde a circunstância de pré-morte até sua consolidação, para se compreender como a prosa de Guimarães Rosa transita de uma discussão local para uma global, quando aborda medos e anseios humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas.Áreas: Teoria da Literatura, Crítica Literária.

Referências

ALCORÃO SAGRADO. Tradução: Samir El Hayek. São Paulo: Expansão Editorial, 1975.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução de Padre Antônio Pereira de Figueredo. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1980. Edição Ecumênica.

BLASTIC, Michael. (2007). Prayer in the Writings of Francis. In: Johnson, T. J. Franciscans at Prayer. Vol. 4. Brill.

CANDIDO, Antonio. No grande sertão - 1956. In: _____. Textos de intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002.

GAJANO, S. B. Santidade. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude (Coord.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru: Edusc, v. 2, p.449-463.

HOBSBAWM, Eric. Bandidos. São Paulo: Ed Paz e Terra, 2010.

GARCÍA MORENTE, Manuel Fundamentos de Filosofia. 8ª Edição. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1980.

NUNES, Benedito. A Rosa que é de Rosa: literatura e filosofia. Rio de Janeiro: Organização Victor Sales Pinheiro, 2010.

REIS, João José. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1991.

_____. O cotidiano da morte no Brasil Oitocentista. In: ALENCASTRO, Luiz Felipe (Org). História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, Vol. 1, p. 96-141, 1997.

ROSA, Guimarães. Sagarana. São Paulo: Editora Record, 1984.

MELLO E SOUZA, Laura. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

TAVARES, Thiago Rodrigues. Um ritual de passagem: o processo histórico do “bem morrer”. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH: Maringá-PR, Ano II, n. 4, maio 2009.

VASCONCELOS, Sandra Guardini T. Homens provisórios: coronelismo e jagunçagem em Grande Sertão: Veredas. Scripta, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 321-333, 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Queiroz, C. E. J. de. (2021). A Hora e a Vez, no conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 4(1), 87–100. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/856