WORLD ENGLISHES E HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NAS ATIVIDADES DE LISTENING DO LIVRO DIDÁTICO CIRCLES 3 SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO

Autores

Palavras-chave:

Linguística, Análise Dialógica do Discurso, World Englishes, Heterogeneidade linguística, Livro didático, Formação cidadã no ensino de língua inglesa.

Resumo

Este artigo retoma parte dos resultados obtidos no trabalho de conclusão de curso (AUTOR 1, 2019). Nesta retomada, analisamos e refletimos sobre como as atividades de listening (compreensão oral) propostas na unidade 6, Immigration: push and pull factors, do livro didático Circles 3 de língua inglesa do 3º ano do Ensino Médio materializam as concepções de heterogeneidade linguística e World Englishes. Os seguintes critérios de escolha do corpus foram adotados: uma obra de língua inglesa destinada para o Ensino Médio que fosse avaliada e aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD; e, um capítulo cujo o assunto tratado possibilitasse de modo mais evidente a manifestação e discussão sobre heterogeneidade linguística e World Englishes. Para tanto, adotamos como base teórico-metodológica a análise dialógica do discurso e recorremos aos estudos de Kachru (1985), Rajagopalan (2005) e Leffa (2016) no que tange aos conceitos anteriormente citados e sua relação com o ensino e o lugar da língua inglesa no mundo. Ao seguirmos a perspectiva bakhtiniana neste artigo, consideramos nosso objeto em sua relação com seus contextos de produção, circulação e recepção e, por isso, discorremos sobre os estudos relativos ao ensino e aprendizagem de língua inglesa; as Orientações Curriculares para Ensino Médio (OCEM); o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a avaliação da coleção Circles. Para a abordagem do corpus seguimos os procedimentos bakhtinianos de descrição, análise e interpretação. Concluímos que as atividades são desenvolvidas e embasadas, linguisticamente, em contextos e realidades socioculturais heterogêneas, mas não ocorre reflexão prática sobre estes nos exercícios, sendo apresentados apenas de maneira expositiva na temática proposta pela unidade.

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Biografia do Autor

Gabriel Silva e Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

Departamenteo: LetrasÀrea: Linguística

Bruna Lopes Fernandes Dugnani, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

Departamenteo: LetrasÀrea: Linguística

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AUTOR 1. 2019.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Sousa, G. S. e, & Fernandes Dugnani, B. L. (2020). WORLD ENGLISHES E HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NAS ATIVIDADES DE LISTENING DO LIVRO DIDÁTICO CIRCLES 3 SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(2), 139–162. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3858