DIÁLOGO ACERCA DA INJUSTIÇA

Autores

Palavras-chave:

Diálogo, Injustiça, Vertentes ideológicas

Resumo

RESUMOO objetivo principal do escrito é explorar a exposição de ideias filosóficas através de um diálogo que se encaixa nos moldes do realismo mágico. A inquietação com a injustiça ainda é uma preocupação do homem contemporâneo, e, mais ainda, para os estudos da filosofia política. Em uma época em que o desejo de poder e o arbítrio de alguns homens estão corrompendo as instituições democráticas e os alicerces do republicanismo, o recurso de uma narrativa fantástica, posta por personagens irreais, poderia se encaixar perfeitamente em exemplo de situações experimentadas no cotidiano. Assim, concomitante ao primevo desiderato, o escrito mostra o elemento passional como uma marca ainda presente no tratamento da coisa pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilo Henrique Neves dos Reis, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Titular (Pleno) de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, Brasil. Pós-Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia pela PUC/SP, atua na graduação e pós-graduação do curso de Filosofia da UEFS. Criador da Revista de Filosofia IDEAÇÃO e do Jornal de Filosofia IDEAÇÃO MAGAZINE. Integra os Comitês de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da Faculdade de Medicina da Bahia e do Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Conselho da Editora UEFS. Compõe os Conselhos Editoriais da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM e da Revista Argentina ENFOQUES (Libertador San Martín). Estuda temas relacionados à política em Nicolau Maquiavel e David Hume. Também se dedica à pesquisa em Filosofia Política, Ética e Bioética. Ensina Filosofia Política e Seminários de Pesquisas I e II na UEFS.

Referências

BÍBLIA, A. T. Juízes In: BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada (King James Atualizada): Tradução sob direção da Sociedade Bíblia Ibero-Americana & Abba Press no Brasil. São Paulo: Abba Press, 2012. p. 496.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, A matéria, a forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Ícone, 2008.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MAQUIAVEL, Nicolau. Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio. Martins Fontes, 2007.

MORE, Thomas. Utopia. Brasília: UnB, 2004.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do Quixote. São Paulo: Ibero-Americano, 1967.

PLATÃO. A República. Porto: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

PLATÃO. Górgias In: Diálogos II. Bauru: Edipro, 2007

PLATÃO. Mênon In: Diálogo V. Bauru: Edipro, 2010

PLATÃO. Protágoras In: Diálogo I. São Paulo: Edipro, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Reis, N. H. N. dos. (2020). DIÁLOGO ACERCA DA INJUSTIÇA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(2), 179–192. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3818