MITO E IMAGINÁRIO EM ANUNCIAÇÃO E ENCONTRO DE MIRA-CELI, DE JORGE DE LIMA

Autores

Palavras-chave:

Mito, Imaginário, Poesia lírica.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise da obra Anunciação e encontro de Mira-Celi, de Jorge de Lima, a partir de estudos acerca da linguagem do mito e do imaginário. Para efetuar este estudo, buscaram-se referenciais teóricos que refletissem acerca do papel do mito e do imaginário enquanto possibilidade simbólica para a constituição do discurso literário. Assim, estudos de Gilbert Durand, Mircea Eliade e Ernst Cassirer fazem-se presentes na medida em que possibilitam a articulação entre a lírica de Jorge de Lima e a estruturação do plano imagético simbólico de seus versos como manifestação fenomenológica de um mito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Alberto dos Santos Paz Filho, PUCRS

Possui Graduação em Letras (português e Literatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017), com bolsa PROUNI, onde atuou como bolsista de Iniciação Científica no período de 2013 a 2017, tendo participado de pesquisas nas áreas de literatura brasileira autobiográfica e memorialística, e literaturas de língua portuguesa de origens europeia e africana do século XXI;Possui Mestrado em Teoria da Literatura (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista CNPq;Atualmente é doutorando em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sendo bolsista Capes.

Referências

CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva, 1992.

DURAND, Gilbert. Campos do imaginário. Instituto Piaget, 1998.

_____. O imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 2004.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.

_____. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LIMA, Jorge de. Anunciação e encontro de Mira-Celi. Rio de Janeiro: Record, 2006.

MORAES, Vinícius de. O caminho para a distância. Rio de Janeiro: Schmidt, 1933.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

dos Santos Paz Filho, L. A. (2020). MITO E IMAGINÁRIO EM ANUNCIAÇÃO E ENCONTRO DE MIRA-CELI, DE JORGE DE LIMA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 7(2), 71–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/3854