NVDA: Avaliação de Usabilidade da interação de usuários com deficiência visual com a Web

Roseane Martins

Resumo


Neste artigo serão discutidos os métodos e resultados da Avaliação de Usabilidade no contexto Web do leitor de tela NVDA - software sintetizador de voz, o qual permite ao deficiente visual utilizar o computador. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois métodos: uma interface em alto relevo (confeccionada com E.V.A) com o objetivo de apresentar uma página web aos usuários através do tato e um roteiro com a técnica de Avaliação de Usabilidade Teste de Comunicabilidade. Com essa avaliação procurou-se compreender qual o grau de Usabilidade do NVDA no acesso a Web por pessoas com deficiência visual.


Texto completo:

PDF

Referências


Dias, C. (2003), Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. RJ: Alta Books.

Ferreira, S. B. L. and Nunes, R. R. (2011), e-usabilidade. Rio de Janeiro – RJ: LTC.

IBGE. (2010), Censo demográfico 2010: Pessoas Deficientes,

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/resultados_preliminares_amostra/default_resultados_preliminares_amostra.shtm.

Netto, A. A. de O. (2010), IHC e a engenharia pedagógica. Florianópolis: Visual Books.

NVDA. (2012) Manual NVDA: Leitor de Tela - Guia do Usuário,

http://acessibilidadelegal.com/33-manual-nvda.php.

Padovani, S. and Moura, D. (2008), Navegação em Hipermídia: uma abordagem centrada no usuário. Rio de Janeiro – RJ: Editora Ciência Moderna LTDA.

Preecce, J. and Rogers, Y. and Sharp, H. (2005), Design de interação: além da interação homem-computador. BOOKMAN Companhia.

Scatolim, R. L. (2009) A importância da acessibilidade como mediadora da informação na internet para os deficientes visuais. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Curitiba, p.1-12.

Souza, C.S. de. (1993). The Semiotic Engineering of User Interface Languages. International Journal of Man-Machine Studies 39. Cambridge: Academic Press,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons