Desenvolvimento de um ambiente colaborativo para ensino de geometria usando o Facebook

Wanessa Ferreira de Lima, Paulo S. G. de Mattos Neto, Sônia Fortes

Resumo


Este artigo apresenta um ambiente colaborativo construído a partir do Facebook para o ensino da Geometria, visando facilitar a aprendizagem dessa disciplina. Os resultados parciais mostram que o uso do ambiente colaborativo a partir de recursos como vídeos, arquivos em texto, software e a comunicação entre estudantes e professor ajuda no aprendizado dos alunos e na interação entre professor, aluno e conhecimento.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Maria José de Oliveira Rodrigues e ANDRADE, António Manuel Valente. (2012) Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico. Educação, Formação & Tecnologias, v.5, n.1, pag. 62‐71.

GOMES, A. S. (2012) Situações Didáticas e Rede Social Educacional no Ensino de Matemática. III SIPEMAT- Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.

MUÑOZ, C. L. e TOWNER, T. (2011) Voltar para o "muro": Como usar o Facebook em sala de aula de faculdade. First Monday. v. 16, n. 12, 2011.

PEREIRA, M. R. O. (2001) A Geometria escolar: uma análise dos estudos sobre o seu abandono. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Dissertação de Mestrado.

TORRES, Patrícia Lupion (2004) “Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.13, p.129-145, set./dez.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons