Gerenciamento de resíduos sólidos de restaurante popular no semiárido do Brasil

Autores

  • Gabriela Valones Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Manoel Mariano Neto da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido,

Palavras-chave:

Waste management, Food waste, Treatment, Final disposition, Semiarid

Resumo

Os resíduos produzidos ao longo das atividades e consumo dos alimentos possuem elevada representatividade socioambiental, visto que propiciam a degradação do ambiente e potencializam as desigualdades quanto ao acesso à alimentação. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar o gerenciamento de resíduos sólidos no Restaurante Popular de Pau dos Ferros/RN. Para tanto, realizou-se visitas in loco, entrevistas com o gerente do empreendimento, e registros fotográficos das etapas correspondentes ao manejo dos resíduos. Observou-se que os principais resíduos produzidos ao longo das atividades desenvolvidas no Restaurante Popular são plásticos, papeis, papelão, vidros e resíduos orgânicos. O acondicionamento dos materiais ocorre em contêineres, sacos plásticos e caixas de papelão. Quanto à etapa de tratamento, constata-se que os resíduos orgânicos são direcionados à alimentação animal. Outra alternativa aplicável a estes dejetos seria a compostagem. No caso dos resíduos inorgânicos, não há qualquer tratamento, o que pode ser modificado a partir da formação de parcerias com associações de catadores locais. A coleta do resíduo é realizada diariamente pelo serviço municipal de limpeza urbana, no entanto, os dejetos são direcionados ao lixão municipal, fato que configura a disposição final como irregular por não atender a legislação e caracterizar um passivo ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Valones, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professora do Magistério Superior no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Campus Pau dos Ferros-RN. Doutoranda e Mestre em Engenharia Civil, na área de Tecnologia Ambiental / Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Gestora Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Integra o Grupo de Saneamento Ambiental (GSA/UFPE) e o Grupo de Estudos em Engenharia, Meio Ambiente e Geotecnologias (GEEMAG/UFERSA). Atua com ensino, pesquisa e extensão na área de Saneamento,Tratamento de Águas Residuárias, Tratamento de Efluentes Industriais, Análise do Ciclo de Vida, Gestão Ambiental, Processos Físico-Químicos e Microbiológicos para o Tratamento de Água e Esgotos, Pós-tratamento, Remoção de Nutrientes e de Contaminantes Emergentes.

Manoel Mariano Neto da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido,

Bacharel em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal do Rural do Semi-Árido. Mestrando em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (Plandites - UERN).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Valones, G., & da Silva, M. M. N. (2018). Gerenciamento de resíduos sólidos de restaurante popular no semiárido do Brasil. Revista Geama, 4(4), 20–25. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2251