Gestão ambiental para sustentabilidade em municípios: um estudo comparativo da aplicação da gestão de resíduos sólidos na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Brasil

Autores

  • Jonathas Gomes de Carvalho Marques Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Camila de Melo Tavares Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Alice Jadneiza Guilherme de Albuquerque Almeida Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Fellipe José Reis Brandão Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Maria do Carmo Martins Sobral Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Palavras-chave:

Solid waste management, PNRS, Sustainability.

Resumo

O gerenciamento dos resíduos sólidos tem sido abordado de forma crescente no âmbito dos entes municipais brasileiros, tendo em vista as consequências danosas da disposição inadequada dos mesmos no meio ambiente. O tema tem se mostrado, então, de grande relevância para a modificação do cenário atual no que tange aos impactos ambientais. Assim, este estudo visa analisar e comparar a atual situação da gestão dos resíduos sólidos urbanos em 22 municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco. Para tanto, fez-se uso de indicadores, por meio de 11 variáveis agrupadas nas dimensões ambiental, social e técnico-operacional, destacando-se: a quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) per capita, existência de catadores de materiais recicláveis e de Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Os dados coletados em bases de dados públicas demonstraram que, apesar da maioria dos municípios já destinarem os resíduos de forma correta, com altos percentuais de recolhimento dos RSU, vários indicadores apontaram má gestão dos RSU como alto índice de resíduo per capita, baixo potencial de materiais recicláveis. Observou-se, ainda, que todos os municípios apresentam plano de RSU, ao passo que o plano de saneamento é inexistente nos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Gomes de Carvalho Marques, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), graduado em Gestão Ambiental pelo mesmo Instituto, técnico em Segurança do Trabalho pela Escola Estadual Almirante Soares Dutra e em administração pela Escola Estadual Professor Agamenon Magalhães, especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É colaborador voluntário do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental (GAMPE/UFRPE) e do Grupo de Pesquisa de Tecnologia Ambiental e Bioprocessos (Centro de Pesquisa/IFPE), atuou como membro da Comissão do Núcleo de Gestão Ambiental e Saneamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Lecionou as disciplinas de "Fundamentos de Gestão Ambiental" e "Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde - QSMS" no Centro de Ensino Grau Técnico, unidade Carpina. Foi bolsista "Winterkurs" do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em 2018.

Camila de Melo Tavares, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase na elaboração de projetos de estruturas de concreto armado e instalações hidrosanitárias.

Alice Jadneiza Guilherme de Albuquerque Almeida, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Engenharia Civil e Ambiental também pela Universidade Federal de Pernambuco. Durante a graduação atuou nas áreas de meio ambiente com foco no uso de tecnologias sociais na convivência com semiárido e com foco para gestão e recuperação de áreas degradadas no alto trecho da bacia do Pajeú-Pernambuco. No mestrado atuou na área de geotecnia ambiental com foco no uso de camadas de cobertura do tipo oxidativas em aterros sanitários. Atualmente é doutoranda em Geotecnia pela UFPE e é professora da Uninassau na modalidade presencial e EAD no curso de Engenharia Civil.

Fellipe José Reis Brandão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Tem mestrado em andamento em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Grupo de Resíduos Sólidos (GRS). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba (UFV - CRP), com período sanduíche na Marshall University, por meio de bolsa integral CAPES. Tem experiência como Docente de Engenharia Civil das disciplinas de Estruturas Metálicas e Resistência dos Materiais II. Atualmente, atua como Engenheiro Geotécnico Ambiental no Aterro da Muribeca, por meio do convênio entre a Associação Tecnológica de Pernambuco (ATEPE) e a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) da cidade do Recife, realizando o monitoramento geomecânico da massa de resíduos (controle dos recalques), da vazão do biogás nos drenos e das emissões dos gases pela camada de cobertura, do lixiviado, dos efluentes líquidos tratados, das águas subterrâneas e superficiais; realiza, ainda, o acompanhamento das obras do Projeto de Encerramento do Aterro.

Maria do Carmo Martins Sobral, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 das Ciências Ambientais - CNPq. Pos-Doc, Estágio Sênior na Universidade Metropolitana de Oslo, Noruega (2018-2019). Pos-Doc, Estágio Sênior no Instituto de Educação para Água - UNESCO-IHE, Holanda (2015). Membro da Academia Pernambucana de Engenharia (2018 - atual). Membro da Academia Pernambucana de Ciências (2018 - atual).Doutorado em Planejamento Ambiental na Universidade Técnica de Berlin, Alemanha (1991) e Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia Ambiental da Universidade Técnica de Berlin (2007). Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Waterloo, Canadá (1979). Especialização em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Dortmund, Alemanha (1986). Especialização em Saneamento Ambiental na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1976). Graduação em Engenharia Civil na UFPE (1974). Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil na Área de Concentração Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UFPE e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente- Rede PRODEMA da UFPE. Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da Capes (2011-2016). Presidente da Câmara de Meio Ambiente e Agrárias da Área Interdisciplinar da CAPES (2009-2011). Membro Titular do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da CAPES (2012-2016). Coordenadora Geral de Programas da Diretoria de Relações Internacionais da Capes (maio-julho 2016). Membro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REALP (2005-atual). Membro Titular do Conselho Científico do Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP (2013-2018). Membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES - RBPG (julho 2014 - 2017). Parecerista de diversas revistas científicas internacionais e nacionais. Exerceu diversos cargos de administração pública na Agência Pernambucana de Meio Ambiente-CPRH, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana-FIDEM e Companhia Pernambucana de Saneamento-COMPESA. Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE (2009-2013). Presidente da Associação dos Ex-Alunos da Universidade Técnica de Berlin no Brasil -Alumni TUB (2011-atual). Possui produção científica e tecnológica em: planejamento e tecnologia ambiental; avaliação de impactos ambientais, gestão integrada de recursos hídricos; qualidade da água; tratamento de água e efluentes; monitoramento ambiental; sustentabilidade ambiental e interdisciplinaridade nas ciências ambientais.

Referências

ALMEIDA, R.; SCATENA, L. M.; LUZ, M. S. Percepção ambiental e políticas públicas – dicotomia e desafios no desenvolvimento da cultura de sustentabilidade. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 01, p. 43-64, 2017.

ALVES, J. C. M.; MEIRELES, M. E. F. Gestão de Resíduos: as possibilidades de construção de uma rede solidária entre associações de catadores de materiais recicláveis. Sistemas & Gestão, v. 08, n. 02, p. 160-170, 2013.

AZEVEDO, P. B.; LEITE, J. C. A.; OLIVEIRA, W. S. N.; SILVA, F. M.; FERREIRA, P. M. L. Diagnóstico da degradação ambiental na área do lixão de Pombal – PB. Revista Verde, v. 10, n. 01, p. 20-34, 2015.

BORTOLI, M. A. Processos de organização de catadores de materiais recicláveis: lutas e conformações. Revista Katálysis, v. 16, n. 02, p. 248-257, 2013.

BRASIL. Câmara dos deputados. Projeto de Lei e Outras Proposições: PL 2289. Brasília: 2015.

BRASIL. Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e das outras providências. Diário Oficial da União, 03 ago. 2010.

BRASIL. Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PLANARES: Versão pós audiência e consulta pública para conselhos nacionais. Brasília, 2012.

COELHO, D. B.; GODOY, A. S. De catadores de rua a recicladores cooperados: um estudo de caso sobre empreendimentos solidários. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 04, p. 721-749, 2011.

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA MATA SUL. Relatório Técnico de Campo. Rio Formoso: Portal Mata Sul, 2017.

COSTA, M. D.; MARIANO, M. O. H.; ARAÚJO, L. B.; JUCÁ, J. F. T. Estudos laboratoriais para avaliação do desempenho de camadas de cobertura de aterros sanitários em relação à redução de emissões de gases e infiltrações. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 01, p. 77-90, 2018.

FRACASSO, M.; DALEPIANE, R. M.; PORSCH, R. M. M. H.; PFULLER, E. E.; SILVA, R. S. Diagnóstico e Prognóstico dos RSU para município de Sananduva/RS. Holos, Ano 33, v. 04, p. 282-298, 2017.

FREITAS, D. G.; FERREIRA, F. P. M. Perfil dos catadores de materiais recicláveis nos lixões de Minas Gerais. Caderno de Geografia, v. 25, n. 44, p. 1-15, 2015.

GODECKE, M. V.; NAIME, R. H.; FIGUEIREDO, J. A. S. O Consumismo e a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 08, n. 08, p. 1700-1712, 2012.

GOUVEIA, N. Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 06, p. 1503-1510, 2012.

HEMPE, C.; NOGUERA, J. O. C. A educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 05, n. 05, p. 682-695, 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Rio de Janeiro, 2010.

JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 25, n. 71, p. 135-158, 2011.

LOPES, R. L.; JUCÁ, J. F. T.; MARIANO, M. O. H.; MACIEL, F. J. Camadas de cobertura metanotróficas como alternativas para gerenciamento de gases de efeito estufa em aterros sanitários. Holos, ano 25, v. 04, p. 3-18, 2010.

MAGNI, A. A. C.; GÜNTHER, W. M. R. Cooperativas de catadores de materiais recicláveis como alternativa à exclusão social e sua relação com a população de rua. Saúde e Sociedade, v. 23, n. 01, p. 146-156, 2014.

MARIANO, M. O. H.; JUCÁ, J. F. T. Ensaios de campo para determinação de emissões de biogás em camadas de cobertura de aterros de resíduos sólidos. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 15, n. 03, p. 223-228, 2010.

MARTINS, R. S.; SILVA, S. M. Catadores de recicláveis reciclam processos organizativos, (re)significam o trabalho e constroem uma nova história. Interespaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 04, n. 13, p. 152-168, 2018.

OENNING, A. S.; CARDOSO, M. A.; PONT, C. B. D.; LIMA, B. B.; VALVASSORI, M. L. Estudo de composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos no município de Criciúma. Revista Iniciação Científica, v. 10, n. 01, p. 5-18, 2012.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OECD. Environmental Indicators-Development, Measurement anda Use-Reference Paper. Paris: OECD, 2003.

PEREIRA, S. S.; CURI, S. C.; CURI, W. F. Uso de indicadores na gestão dos resíduos sólidos urbanos: uma proposta metodológica de construção e análise para municípios e regiões. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 03, p. 471-483, 2018a.

PEREIRA, S. S.; CURI, S. C.; CURI, W. F. Uso de indicadores na gestão dos resíduos sólidos urbanos: parte II - uma proposta metodológica de construção e análise para municípios e regiões: aplicação do modelo. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 03, p. 471-483, 2018b.

PERNAMBUCO. Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Pernambuco - PERS. Instituto de Tecnologia de Pernambuco, 2012. 306 p.

PERNAMBUCO. Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos – PIRS: Estado de Pernambuco: agrupamento 2. Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Recife, 2017. 248 p.

QUINALLIA, G.; ANDRADE, J. M. O.; TAKENAKA, E. M. M. Economia solidária e a coleta de resíduos recicláveis. Cidades Verdes, v. 04, n. 09, p. 38-49, 2016.

ROTH, C. G.; GARCIAS, C. M. A influência dos padrões de consumo na

geração de resíduos sólidos dentro do sistema urbano. REDES, v. 13, n. 03, p. 5-13, 2008.

SCHÖNARDIE, P. A.; SCARIOT, N. Economia Social e Solidária: experiências educativas com base na cooperação e suas contradições. Otra Economía, v. 10, n. 19, p. 224-240, 2016.

SECTMA - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente. Atlas de bacias hidrográficas de Pernambuco. 1.ed. Recife: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, 2006.

SINGER, P.; SOUZA, A. R. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo, Contexto, 2000.

TEIXEIRA, D. A.; PRADO FILHO, J. F.; SANTIAGO, A. F. Indicador de salubridade ambiental: variações da formulação e usos do indicador no Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 23, n. 03, p. 543-556, 2018.

TIRADO-SOTO, M. M.; ZAMBERLAN, F. L. Networks of recyclable material waste-picker’s cooperatives: na alternative for the solid waste management in the city of Rio de Janeiro. Waste Management, v. 33, p. 1004-1012, 2013.

YANG, N.; DAMGAARD, A.; LÜ, F.; SHAO, L-M; BROGAARD, L. K-S.; HE, P-J. Environmental impact assessment on the construction and operation of municipal solid waste sanitary landfills in developing countries: China case study. Waste Management, v. 34, n. 05, p. 929-937, 2014.

ZAGO, V. C. P.; BARROS, R. T. V. Gestão dos resíduos sólidos orgânicos urbanos no Brasil: do ordenamento jurídico à realidade. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 24, n. 02, p. 219-228, 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

Marques, J. G. de C., Tavares, C. de M., Almeida, A. J. G. de A., Brandão, F. J. R., & Sobral, M. do C. M. (2020). Gestão ambiental para sustentabilidade em municípios: um estudo comparativo da aplicação da gestão de resíduos sólidos na Zona da Mata Sul de Pernambuco, Brasil. Revista Geama, 6(2), 51–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/3166

Edição

Seção

ARTIGOS